Quando um vírus toma lugar: algumas reflexões geográficas sobre a pandemia de Sars-Cov-2
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2021.190736Palavras-chave:
Urbanisation planétaire, Pandémie, Hyper-spatialité, Synchorisation, AnthropocèneResumo
A pandemia de Sars-Cov-2 parece ter surpreendido a maioria das autoridades políticas e sanitárias, em razão da velocidade da difusão do vírus e da necessidade de controlá-la por medidas estritas de confinamento, sem precedentes em tempo de paz na escala planetária. Como apreender o “sucesso” do patógeno em termos geográficos? Este artigo objetiva mostrar que a pandemia se construiu a partir das próprias características do sistema-Mundo urbanizado. Com efeito, só as condições da urbanização global podem explicar a cinética e a exaustividade geográfica da epidemia de Covid-19. O texto visa também compreender como se estabelecem as diferenciações espaciais locais e regionais de tal fenômeno global e propõe, finalmente, uma leitura da pandemia à luz do paradigma do antropoceno.
Downloads
Referências
Appert, Manuel e Montes, Christian. The metropolitan skyline: researching the vertical dimension in Urban morphology », Urban Morphology 18(1), 2015, 75-77.
Beaude, Boris. Synchorisations réticulaires in Schaefer, Valérie (dir.), Temps et temporalités du Web, Presses Universitaires de Paris Ouest (PUPO), Paris, pp. 28-52.
Lussault, Michel. Hyper-Lieux. Nouvelles géographies de la mondialisation, Paris, Le Seuil, 2017.
Lussault, Michel. L’imagination géographique de la « World City » », in Michel Lussault e Olivier Mongin (dir.), Cultures et créations dans les métropoles-monde, Paris, Hermann, 2016, 378 pages, p. 23-45.
Keck, Frédéric. Les sentinelles des pandémies. Chasseurs de virus et observateurs d’oiseaux aux frontières de la Chine, Paris, Zones Sensibles, 2020.
Lussault, Michel. L’avènement du Monde. Essai sur l’habitation humaine le terre, Paris, Le Seuil, 2013.
Paquot, Thierry . Homo urbanus. Essai sur l’urbanisation du monde et des moeurs, Paris, Éditions du Félin, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Michel Lussault; Jean Legroux, Cláudio Smalley
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).