City branding, financeirização e a mercadificação da cidade: novas estratégias de reprodução do capital
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2022.194312Palavras-chave:
financeirização, cidade vitrine, cidade espetáculo, City brandingResumo
O presente artigo propõe estabelecer um diálogo entre o marketing territorial e a mercadificação do espaço, avaliando as estratégias de construção imagética da cidade-vitrine/cidade-espetáculo. Analisa brevemente as transformações espaciais promovidas pelo “empreendedorismo urbano”, que passam a articular cada vez mais a construção e venda da imagem da cidade como parte fundamental do processo de acumulação capitalista. Considera ainda as especificidades da financeirização urbanizadora. Então, perguntamos: as inovações de marketing estariam relacionadas ao processo de mercadificação do espaço? Como podemos pensar no marketing da cidade como parte da economia da inovação? As respostas a essa pergunta permite identificar estratégias utilizadas pelo marketing territorial nas transformações urbanas, bem como compreender os mecanismos que envolvem o citybranding.
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