Abordagem descolonial e ensino de geografia: uma análise a partir de um livro didático do 5º ano
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2024.214161Palavras-chave:
Questões étnicos-raciais, Descolonialidade, Geografia escolar, Livro didáticoResumo
O paradigma da descolonialidade busca ações para conceber um mundo mais justo e igualitário. Nesse âmbito, o pensamento crítico-reflexivo, exercitado na escola, contribui para a análise das questões étnico-raciais brasileiras numa perspectiva descolonial. O objetivo deste artigo é refletir e apresentar possibilidades de como abordar uma Geografia Escolar descolonial, a partir do livro didático e de outras ferramentas didático-pedagógicas. Metodologicamente, este estudo tem caráter qualitativo, do tipo estudo de caso, constituindo-se também como descritivo e exploratório. O livro didático selecionado foi “Geografia” do 5º ano (2018), de Cândido da Silva. Nele, foram analisados o capítulo 1, “A população”, e o capítulo 2, “O povo brasileiro”. Os resultados apontam que as imagens e os discursos do livro expõem a figura do negro como sendo pobre, oprimido e às margens da sociedade. Estratégias didático-pedagógicas, como a construção de poesias e outros gêneros textuais, possibilitarão, aos alunos, refletirem acerca das questões étnico-raciais, visando combater o pensamento colonialista.
Downloads
Referências
ABREU, Mauricio de Almeida. A apropriação do território no Brasil colonial. Revista Cidades, Chapecó, v. 8, n. 14, p. 539-568, 2011. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/cidades/article/view/12607/8140. Acesso em: 15 abr. 2023.
AUTOR. Vozes silenciadas: Ouvidos tampados? [2023]. No prelo. Revista Ensaios de Geografia.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Presidência da República, Brasília, DF, 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 18 abr. 2023.
CRUZ, Valter do Carmo. De la producción del espacio a la gubernamentalidad del espacio: cambios metodológicos para un enfoque territorial de la geograficidad. Revista del Departamento de Geografía, São Paulo, v. 8, n. 15, p. 551-579, 2020. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/cardi/article/view/31780. Acesso em: 19 abr. 2023.
FIORAVANTI, Carlos. As raízes da resistência. Revista Pesquisa Fapesp, São Paulo, n. 236, out. 2015. (Capa). Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/as-raizes-da-resistencia/. Acesso em: 10 maio 2023.
GONÇALVES, Renata. Quando a questão racial é o nó da questão social. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 514-522, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/JGPd8LQgf3yWcxfRRWwjtFN/?format=html. Acesso em: 2 mar. 2023.
HAESBAERT, Rogério. Território e descolonialidade: sobre o giro (multi) territorial/de(s)colonial na América Latina. 1. ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO/ PPG/UFF, 2021.
LOBACK, Victor; BEZERRA, Amélia Cristina Alves. A formação territorial do Brasil nos livros didáticos de geografia: em busca de uma análise descolonial. Geografares, Vitória, ES, n. 27, p. 103-120, 2018. DOI: 10.7147/GEO27.20578. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/20578. Acesso em: 3 maio 2023.
MARQUES, Ana Carolina dos Santos; FONSECA, Ricardo Lopes. A representatividade da população negra na coleção de livros didáticos “ser protagonista – Geografia – Ensino Médio” – PNLD 2018. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 36, n. 115, p. 28-43, 2021. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/8027. Acesso em: 11 maio 2023.
MARTINS, Alan Bizerra; PUREZA, Marcelo Gaudêncio Brito. O ensino de geografia e as relações étnico-raciais nos livros didáticos no ensino fundamental. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 24, n. 18, p. 1-31, 2020. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/288302997.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
MENDES, Raquel Almeida; RATTS, Alex. Diálogos em torno da temática africana e o currículo de formação docente em geografia. Revista Continentes (UFRRJ), Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 9-26, 2022. Disponível em: http://www.revistacontinentes.com.br/index.php/continentes/article/view/340/282. Acesso em: 10 jun. 2023.
OLIVEIRA, Denilson Araújo de. A questão racial brasileira: apontamentos teóricos para compreensão do genocídio negro. Revista da ABPN, Curitiba, v. 12, n. 34, p. 73-98, 2020. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1133/959. Acesso em: 20 out. 2022.
OLIVEIRA, Denilson Araújo de. Existências desumanizadas pela colonialidade do poder: necropolítica e antinegritude brasileira. GEOgraphia, Niterói, v. 24, n. 53, p. 1-16, 2022. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/55623/33052. Acesso em: 15 abr. 2023.
PIOTTO, Luana. A Última Floresta” é um olhar de urgência pela proteção dos Yanomami, diz diretor. Amazônia real. 18 de abril de 2021. Disponível em: https://amazoniareal.com.br/a-ultima-floresta-e-um-olhar-de-urgencia-pela-protecao-dos-yanomami-diz-diretor/. Acesso em: 25 de abril de 2023.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter; QUENTAL, Pedro de Araújo. Colonialidade do poder e os desafios da integração regional na América Latina. POLIS Revista Latinoamericana [online], ISSN 0718-6568, v. 31, p. 1-33, 2012. Disponível em: https://journals.openedition.org/polis/3749. Acesso em: 10 out. 2022.
SANTOS, Renato Emerson dos. A Lei 10.639 e o ensino de geografia: construindo uma agenda de pesquisa-ação. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 3, n. 1, p. 4-24, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/1702/2995. Acesso em: 11 maio 2023.
SEYFERTH, Giralda. Colonização, imigração e a questão racial no Brasil. Revista USP, São Paulo, n. 53, p. 117-149, mar./maio 2002. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/33192/35930. Acesso em: 5 mar. 2023.
SILVA, Edilson Adão Cândido da. Geografia: 5º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.
SIMONI, Joana; RUA, João. Problematizando o mito fundador de Nova Friburgo como a “Suíça Brasileira”: Invisibilização étnico-racial e (re)criação de espaço-temporalidades. GEOgraphia, Niterói, v. 24, n. 53, p. 1-16, 2022. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/54545/33303. Acesso em: 20 maio 2023.
SOUZA, Lorena Francisco de. As relações étnico-raciais na geografia escolar: desafios metodológicos e pedagógicos. Revista Produção Acadêmica, Porto Nacional, TO, v. 2, n. 2, p, 4-19, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/3120/9423. Acesso em: 3 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anderson Felipe Leite dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).