Explorando a região das Guianas pelo “olhar” da Geografia em quatro trabalhos de campo (2017-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2025.230026

Palavras-chave:

Fronteiras, Territorialidades, Região das Guianas, Trabalho de campo

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de quatro expedições de campo realizadas entre 2017 e 2022 na região das Guianas. Explorando as dinâmicas territoriais e culturais, a pesquisa focou nas interações transfronteiriças entre Brasil, França (Guiana Francesa), República da Guiana, Suriname e Venezuela. Através da observação direta, entrevistas com moradores locais e análise das práticas cotidianas, o estudo sistematiza informações inéditas sobre fluxos de pessoas, mercadorias e culturas, mostrando como essas interações remodelam as territorialidades locais e o espaço geográfico. Práticas cotidianas e desafios socioeconômicos foram documentados a partir de observações diretas nas fronteiras, revelando dinâmicas não captadas anteriormente. O trabalho de campo permitiu uma visão crítica sobre a geopolítica regional e as territorialidades emergentes, destacando a relevância da mobilidade para a compreensão das mudanças no espaço geográfico amazônico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gutemberg de Vilhena Silva, UNIFAP

    Fiz Graduação (UNIFAP), Mestrado (UFRGS) e Doutorado (UFRJ) em Geografia com Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), em 2015, e pela Universidade Sorbonne Nouvelle, Paris 3, em 2016. Criei e coordeno o Grupo de Pesquisa Políticas Territoriais e Desenvolvimento (POTEDES). Meus interesses atuais concentram-se em avaliar aspectos geopolíticos da região das Guianas.

  • Clícia Di Miceli, Governo do estado do Amapá

    Professora de Geografia da rede estadual de educação do Governo do Estado do Amapá, Macapá, AP, Brasil. Mestra em Estudos Fronteiriços (PPGEF-UNIFAP).

Referências

ABBOTT, D. Disrupting the “whiteness” of fieldwork in geography. Singapore Journal of Tropical Geography, v. 27, n. 3, p. 326–341, 2006. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1467-9493.2006.00265.x

ABREU DE AZEVEDO, D.; RIBEIRO, R. W. Expedições, excursões e trabalhos de campo no entendimento geográfico. Boletim Goiano de Geografia, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/77736

ALENTEJANO, P. R. R.; ROCHA-LEÃO, O. M. Trabalho de campo: Uma ferramenta essencial aos geógrafos ou um instrumento banalizado ? Boletim Paulista De Geografia, n. 84, p. 51–68, 2006. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/727

BENEDETTI, A. Claves para pensar las fronteras desde una perspectiva geográfica. Geousp - espaço e tempo, v. 22, n. 2, p. 309–328, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/133707

BÖHM, H. Five Roles of Cross-border Cooperation Against Re-bordering. Journal of Borderlands Studies, v. 38, n. 3, p. 487–506, 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/08865655.2021.1948900

BOSWELL, J.; CORBETT, J.; RHODES, R. A. Fieldwork. In: BOSWELL, J.; CORBETT, J.; RHODES, R. A. (Eds.). The Art and Craft of Comparison. 1. ed. [s.l.] Cambridge University Press, 2019.

BRANDÃO, C. M. M. B. Escritas Urbanas: sobre expressões artísticas na fronteira. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, 2016. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/272

BREEN, R. L. A practical guide to focus-group research. Journal of Geography in Higher Education, v. 30, n. 3, p. 463–475, 2006. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03098260600927575

BRUNET-JAILLY, E. Theorizing borders: An interdisciplinary perspective. Geopolitics, v. 10, n. 4, p. 633–649, 2005. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/14650040500318449

BYKLUM, D. Geography and music: Making the connection. Journal of Geography, v. 93, n. 6, p. 274–278, 1994. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00221349408979833

CARNEIRO, S. M.. O Trabalho de campo e o Estudo em Laboratório: Importância e Viabilidade no Ensino de Geografiua segundo posicionamentro de professores das escolas de primeiro e segundo graus de Curitiba. Educar: Curitiba, 1987. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/vqGGH8qxzB7skCMVBcByBkf/?lang=pt

DILLA ALFONSO, H.; CHAVEZ, M. La formación de las regiones transfronterizas: la experiencia latinoamericana. Geopolítica(s). Revista de estudios sobre espacio y poder, v. 14, n. 2, p. 195–215, 5 dez. 2023. Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/GEOP/article/view/85395

FOUCHER, M. Le retour des frontières. CNRS Éditions (Débats), 2016. Disponível em:

KATZ, C. Playing the field: Questions of fieldwork in geography. Professional Geographer, v. 46, n. 1, p. 67–72, 1994. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/240518445_Playing_the_Field_Questions_of_Fieldwork_in_Geography

KOLOSSOV, V. Border studies: Changing perspectives and theoretical approaches. Geopolitics, v. 10, n. 4, p. 606–632, 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/248945508_Border_Studies_Changing_Perspectives_and_Theoretical_Approaches

LAMBERT, D.; REISS, M. J. The place of fieldwork in geography qualifications. Geography, v. 101, n. 1, p. 28–34, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00167487.2016.12093980

MAINS, S. P. Fieldwork, heritage and engaging landscape texts. Journal of Geography in Higher Education, v. 38, n. 4, p. 525–545, 2014. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03098265.2014.958655

MARGARIT, E. A ressignificação da navegação no Baixo amazonas a partir da integração ao circuito produtivo do agronegócio. Revista Terceira Margem Amazônica, v. 3, p. 38–55, 2018. Disponível em: https://www.revistaterceiramargem.com/index.php/terceiramargem/article/view/231/169

MAY, J. Developing fieldwork in social and cultural geography: Illustrations from a residential field class in Los Angeles and Las Vegas. Journal of Geography in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 207–225, 1999. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03098269985470

MUKHERJEE, F. Exploring cultural geography field course using story maps. Journal of Geography in Higher Education, v. 43, n. 2, p. 201–223, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338921636_Exploring_cultural_geography_field_course_using_story_maps

NEWMAN, D. Borders and bordering: Towards an interdisciplinary dialogue. Journal of Asian and African Studies, v. 41, n. 3, p. 171–186, 2006. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1368431006063331

NEWMAN, D. Contemporary Research Agendas in Border Studies: An Overview. The Ashgate Research Companion to Border Studies, p. 33–48, 2016. Disponível em: https://www.taylorfrancis.com/chapters/edit/10.4324/9781315612782-12/contemporary-research-agendas-border-studies-overview-david-newman

PAASI, A. et al. Locating the territoriality of territory in border studies. Political Geography, v. 95, n. December 2021, p. 102584, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/357809506_Locating_the_territoriality_of_territory_in_border_studies

Autor 1, 2020

Autor 1, 2023

Autor 1; GRANGER, 2021

Autor 1; 2, 2023

STOKES, A.; MAGNIER, K.; WEAVER, R. What is the use of fieldwork? Conceptions of students and staff in geography and geology. Journal of Geography in Higher Education, v. 35, n. 1, p. 121–141, 2011. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03098265.2010.487203

Downloads

Publicado

02-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Gutemberg de Vilhena; DI MICELI, Clicia. Explorando a região das Guianas pelo “olhar” da Geografia em quatro trabalhos de campo (2017-2022). GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 29, n. 2, 2025. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2025.230026. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/230026.. Acesso em: 28 dez. 2025.