MOTOBOYS, CIRCULAÇÃO E TRABALHO PRECÁRIO NA CIDADE DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2009.74140Palavras-chave:
Cidade, Espaço, Circulação, Trabalho Precário, MotoboysResumo
A atividade profissional dos motoboys aparece como produto e necessidade de um contexto histórico de fin de siècle, revelando parte das transformações socioespaciais na cidade de São Paulo na transição do século XX para o XXI, e encarnando dois pólos de um mesmo problema a partir da nova condição da cidade e do mundo do trabalho.
Downloads
Referências
ALVES, Giovanni. O Novo (e Precário) Mundo do Trabalho: reestruturação produtiva e crise do sindicalismo. São Paulo: FAPESP: Boitempo Editorial, 2000.
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, Campina: 2003.
BENKO, Georges . Economia , Espaço e Globalização. São Paulo: Hucitec, 1996.
CACCIAMALI, Maria. Globalização e Processo de In formalidade. Economia e Sociedade, IE, UNICAMP, S ão Paul o, n .14 , p. 153-175, jul.2000.
CACCIAMALI, Maria C. e BRITTO, André. Flexibilização Restrita e Descentralizada das Relações de Trabalho no Brasil. Revista Brasileira de Estudos do Trabalho, vol.2, n.2, 2002. p.91-120.
CARLOS, Ana Fani. Espaço-Tempo na Cidade. São Paulo: Ed. Contexto, 2001.
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 2003.
CASTELLS, Manuel. Sociedade em Rede. A Era da Informação. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
COMPANHIA DE ENGENHARIA E TRÁFEGO – CET. Motocicletas – Evolução do número em circulação, 1995/2001.
COMPANHIA DE ENGENHARIA E TRÁFEGO – CET. Evolução do Número em Circulação, Acidentes e Vítimas. Monitoração da Segurança, 20001.
COMPANHIA DE ENGENHARIA E TRÁFEGO – CET. São Paulo Reduz os Acidentes de Trânsito. Ações de segurança.
COMPANHIA DE ENGENHARIA E TRÁFEGO – CET. Desempenho do Sis tema Viário. Monitoração da Fluidez, vol. 2003.
COMPANHIA DE ENGENHARIA E TRÁFEGO – CET. Acidentes de Trânsito Fatais no Município de São Paulo, 2005.
COMPANHIA DE ENGENHARIA E TRÁFEGO – CET. Pesquisa Qualitativa Motociclista. Club de Pesquisa Opinião & Mercado, 2005.
COMPANHIA DE ENGENHARIA E TRÁFEGO – CET. Locais mais Perigosos de São Paulo. Sumário de Dados, 2006.
COMPANHIA DE ENGENHARIA E TRÁFEGO – CET. Mortes em Acidentes de Trânsito no Município de São Paulo, 2006.
CARLOS, Ana Fani. Espaço-Tempo na Cidade. São Paulo: Ed. Contexto, 2001.
DINIZ, Eugênio Pacelli Hatem. Entre as Exigências de tempo e os Contrangimentos do Espaço: As condições acidentogênicas e as estratégias de regulamentação dos motociclistas profissionais. Dissertação (Mes trado em Engenharia da Produção) UFMG. Minas Gerais, 2003.
GOTTDIENER, Mark. A Teoria da Crise e a Reestruturação sócio-espacial: o caso dos EUA. In: Orgs. PRETECEILLE, Edmund e VALLADARES, Lícia. A Reestruturação Urbana. São Paulo: Nobel, 1990.
HARVEY, David. A Condição Pós-Moderna – Uma Pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. São Paulo: Ed. Loyola, 1996.
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA. Impactos sociais e econômicos dos acidentes de trânsito nas aglomerações urbanas brasileiras. Brasília, 2003.
LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. São Paulo: Documentos, 1969.
LEFEBVRE, Henri. A Vida Cotidiana no Mundo Moderno. São Paulo: Ática, 1991.
LENCIONE, Sandra. Mudanças na Metrópole de São Paulo (Brasil) e Transformações Industriais. Revista do Departamento de Geografia nº 12, p.27-42, 1998.
LEMOS, Amália Inês Geraiges de. São Paulo: A Metrópole Financeira da América do Sul. In: Geografias de São Paulo: A Metrópole do Século XXI. Orgs. Carlos, Ana Fani & Oliveira, Ariovaldo Umbelino. São Paulo: Contexto, 2004.
MARTINS , Heloísa H. A Terceirização no Contexto da Globaliz ação da Economia. Araraquara, 1994. In Temas/ org. Blass, Leila Silva. Araraquara: Unesp, 1994.
MARTINS, Renato; DOMBROWSKI, Osmir et al. Mapa do Trabalho Informal na Cidade de São Paulo. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2000.
MARX, Karl. O Capital – Crítica da Economia Política. Livro Primeiro. O processo de produção do capital. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1998.
MARX, Karl. O Capital – Crítica da Economia Política. Livro Segundo. O processo de circulação do capital. Vol.III . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.
OLIVA , Jaime Tadeu . O Automóvel como Elemento Constituinte e Constituidor da Cidade de São Paulo. Doutorado (Geografia Humana) USP. São Paulo, 2004.
OLIVEIRA , Gilvando Conceição . Trabalho, Vitimização e criminilização no cotidiano de motoboy de Salvador. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) UFBA. Salvador, 2003.
OLIVEIRA, Francisco. Crítica à Razão Dualista: O Ornitorrinco. São Paulo: Ed. Boitempo, 2003.
POCHMANN, Márcio. A Inserção Ocupacional e o Emprego dos Jovens. São Paulo: ABET, 1998.
SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo. Globalizaç ão e Meio Técnico- Científico Informacional: Ed. Hucitec. São Paulo, 1994.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço – Técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp. 2002.
SANTOS, Milton. Urbanização Brasileira: Edusp. São Paulo, 2005.
SCARLATO, Francisco Capuano. A expansão da Indústria Automobilística e Metropolização de São Paulo. Mestrado (Geografia Humana) USP. São Paulo, 1981.
SCHOR, Tatiana O Automóvel e a cidade de São Paulo: a ter ri torialização do processo de modernização (e de seu colapso). Mestrado (Geografia Humana) USP. São Paulo, 1999.
SOJA, Edward W. Geografias Pós-modernas. A rea firmação do e spaço na teoria social crítica. Jorge Zahar Editor: Rio de Janeiro, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Ricardo Barbosa da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).