GEOGRAFIA E O TRIPÉ DA HISTÓRIA.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2012.74249Palavras-chave:
Tripé da história, Tecnologia, Relações sociais, Ambiente construído, Globalização.Resumo
Progresso tecnológico, relações sociais e a construção social de ambientes geográficos são apresentados como vetores de instâncias, ou de sistemas de práticas, em interações múltiplas e constantes. Tais vetores são concebidos como um tripé sustentador do movimento da história. O vetor do ambiente socialmente construído e as suas interações com os outros dois vetores são objetos particularmente focalizados pela perspectiva geográfica. O texto ilustra diferentes quadros geográficos, correspondentes à presença de diferentes modos de produção e de suas formações econômico - sociais, Por exemplo, quando a invenção das caravelas deu impulso ao mercantilismo, promovendo a ascensão social de mercadores e banqueiros, desenvolveram-se as cidades portuárias, estabeleceu-se a Liga Hanseática. Um dos quadros apresentados neste trabalho refere-se à atual globalização.
Downloads
Referências
BADIOU, Alain e ALTHUSSER, Louis, Materialismo Histórico e Materialismo Dialético, São Paulo. Global Editora e Distribuidora, 1979.
DELEUZE, Gilles, A Lógica do Sentido, 4ª edição, São Paulo, Perspectiva, 1998.
GODARD, Jean Luc, Filme Socialismo, França/Suíça, 2010.
GRAHAM, Julie e GIBSOB, Katherine, The End of Capitalism (As We Knew It), Minneapolis, University of Minneapolis Press, 2006.
HAWKING, Stephen, A Brief History of Time, New York, Bantam Dell Publishing Group, 1988.
HEIDEGGER, Martin, Ser e Tempo, Petrópolis, Vozes, 1993.
HOGBEN, Lancelot. Les Mathematiques pour Tous, Paris, Payot, 1939.
KONDER, Leandro, A Questão da Ideologia, São Paulo, Editora Schwarcz /Ltda., 2002.
MOREIRA, Ruy, Pensar e Ser em Geografia, São Paulo, Contexto, 2007.
POULANTZAS, Nicos, Karl Marx e F. Engels, A Filosofia e a História, 5 de 1780 a 1880: 276-289, François Châtelet org. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1974.
SARTRE, Jean Paul, L´Être et le Neant, Paris, Gallimard, 1943.
SCOTT. Allen J, Capitalismo e Urbanização em uma nova chave? GeoUERJ 10 (2), Rio de Janeiro, UERJ, primeiro semestre de 2011.
SOJA, Edward, W, Postmodern Geographies: The Reassertion of Space in Critical Social Theory, London, Verdo Press, 1989.
VALLAUX, Camille, Les Sciences Geographiques, Nouvelle èdition, Paris, Librairie Fèlix Alcan, 1929.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Pedro Pinchas Geiger
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).