OS CLÁSSICOS DA CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA: A CONTRIBUIÇÃO PIONEIRA DE ELLSWORTH HUNTINGTON
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2012.74280Mots-clés :
Contribuição teórico-metodológica, Climatologia norte-americana, Idéia das influências ambientais, Clima e desenvolvimento, “Civilização e Clima”Résumé
Este artigo pretende fazer uma releitura crítica de uma das obras mais polêmicas da Geografia, “Civilization and Climate”, de Ellsworth Huntington. Autor prolífico e de teorias ousadas e complexas, foi pioneiro na nascente ciência climatológica, ao contribuir para seu avanço teórico, metodológico e epistemológico. Sua obra, injustamente desmerecida por grande parte da crítica, lidou com grandes hipóteses centrais da ciência geográfica, como a relação sociedade-natureza e a controversa teoria das influências ambientais. A análise pormenorizada de “Civilization and Climate”, baseada na análise imparcial e justa de alguns comentadores, mostrou que Huntington merece ser lembrado pela seriedade e ousadia de suas pesquisas e idéias, pela complexidade de suas teorias, e pelo pioneirismo de suas metodologias.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
JARDIM DE CARVALHO JR, Ilton. Dos mitos acerca do determinismo climático/ambiental na história do pensamento geográfico e dos equívocos de sua crítica: reflexões metodológicas, teórico-epistemológicas, semânticoconceituais e filosóficas como prolegômenos ao estudo da relação sociedade-natureza pelo prisma da idéia das influências ambientais. 2011. 677 f. Tese (Doutorado em Geografia Física) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
CHAPPELL, John. MATLEY, Ian. “Marxism and environmentalism”. Annals of the association of american geographers, vol.57, n.1, março.1967, pp. 203-207.
FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. Rio de Janeiro, São Paulo: Editora Record, 2000.
HUNTINGTON, Ellsworth. The Character of Races. New York, London: Charles Scribner´s Sons, 1927.
HUNTINGTON, Ellsworth. Civilization and Climate. New Haven: Yale University Press, 1939.
HUNTINGTON, Ellsworth. Mainsprings of Civilization. New York: John Wiley and Sons, 1945.
MARTIN, Geoffrey. Ellsworth Huntington; his life and thought. Hamden, Connecticut: Archon Books, 1973.
MARTIN, Geoffrey. Civilization and Climate Revisited. Geography and Map Division, vol.96, pp.10-17, 1974.
PRADO JR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Brasiliense; Publifolha, 2000.
SPATE, Oskar Hermann Khristian. “Ellsworth Huntington”. In D.L., Sills, ed., International Encyclopaedia of the social sciences. New York: Macmillian and free press, vol.7, 1968.
WASWO, Richard. Motives of Misreading. Journal of the History of Ideas, vol. 50, No. 2, Apr. - Jun. 1989, pp. 324-332.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Ilton Jardim de Carvalho Junior 2012

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).