GEOGRAFIA NARRADA NO/DO/COM O COTIDIANO ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DO CONCEITO DE TERRITÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2012.74282Palavras-chave:
Cotidiano escolar, Território, Narrativas, DesconstruçãoResumo
Este artigo apresenta um estudo a partir do conceito de território e tem como objetivo buscar no/do/com o cotidiano de duas instituições públicas estaduais localizadas no município de Itapetininga/SP os microterritórios que ocupam os seus espaços, bem como a correlação desses microterritórios com aqueles de uma região metropolitana.
Downloads
Referências
BOUTANG, Pierre-André; PARNET,Claire.. O Abecedário de Gilles Deleuze. Paris: Éditions Montparnasse/Brasil: TV Escola, Ministério da Educação.Tradução e Legendas: Raccord [com modificações], A transcrição integral do vídeo encontra-se disponível em: Último acesso em: 18.07.2011.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987.
HAESBART, Rogério. Territórios Alternativos. 2ª Edição. São Paulo: Contexto, 2006.
SAQUET, Marcos Aurélio; SPOSITO, Eliseu Savério. Territórios e territorialidades: teorias processos e conflitos (Orgs). 1ª Edição. São Paulo: Expressão Popular.
UNESP. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2009. (Geografia em Movimento)
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos praticados: entre a regulação e a emancipação. 2ª Edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
SOUZA, Marcelo José Lopes de. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. (Orgs). Geografia: Conceitos e Temas. 9ª Edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006, p. 77-116.
SOUZA, Marcelo José Lopes de. “Território” da divergência (e da confusão): em torno das imprecisas fronteiras de um conceito fundamental. In: SAQUET, Marcos Aurelio; SPOSITO, Eliseu Savério (orgs). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. 1ª Edição. São Paulo: Expressão Popular. UNESP. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2009, p. 57-72.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Carlos Martins, Marcos Reigota
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).