A NOVA PSICOSFERA EMPRESARIAL NA GLOBALIZAÇÃO: QUESTÕES SOBRE AS AÇÕES SOCIAIS EMPRESARIAIS NO TERRITÓRIO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.74941Palavras-chave:
Território Brasileiro, Responsabilidade Social Empresarial, Ação Social, Verticalidades e Horizontalidades, Psicosfera.Resumo
Diante das modernizações ocorridas no território brasileiro nas últimas décadas e o repensar das funções do Estado em face ao aprofundamento das desigualdades sócio-espaciais especialmente após os anos 80, as empresas passam a assumir um novo papel como mitigadoras destes problemas por meio da chamada responsabilidade social. Este discurso configura toda uma psicosfera inédita promovida pelas fundações e institutos empresariais que se multiplicam neste período, juntamente com as certificações e normas privadas. Procuramos, primeiramente, fazer uma periodização que buscasse os fundamentos das ações sociais das empresas e os valores que ditaram a relação entre estas e os lugares onde se encontram. No período atual, ao pesquisar como estas ações ocorrem territorialmente, estabelecemos três organizações básicas: ações concentradas, pontuais e dispersas. Cada tipo de organização pressupõe uma combinação específica de verticalidades e horizontalidades que conduzem a relações diferenciadas entre a dinâmica do lugar e as ações empresariais. Deste modo, buscamos desmistificar a estratégia empresarial através da sua concretização no uso do território.Downloads
Referências
ARROYO, M. M. A regulação do território no contexto da globalização: uma trama entre as formas globais, nacionais e locais. In: SOUZA, Á. J.; SOUZA; E. B. C.; MAGNONI JUNIOR, L. (Orgs.). Paisagem território e região: em busca da identidade. Cascavel, PR: Edunioeste/AGB-Bauru, 2000. p. 115-124.
CARDOSO, R. O desafio da responsabilidade: cidadania empresarial no Brasil e nos Estados Unidos. Brasília: Comunidade Solidária, 2002. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2006.
COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Livro verde: promover um quadro europeu para a responsabilidade social das empresas. Bruxelas, 18 jul. 2001. Disponível em: <http://europa.eu/eur-lex/pt/com/gpr/2001/com2001_0366pt01.pdf> . Acesso em: 10 dez. 2006.
CRUZ, L. M. M. S. Mídia, palavras de ordem e produção de subjetividade: notas sobre os discursos jornalísticos de responsabilidade social empresarial. Ih: III ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 29 nov. 2005.
DUARTE, G. D.; DIAS, J. M. M. Responsabilidade social: a empresa hoje. Rio de Janeiro/São Paulo: Livros Técnicos e Científicos/Fundação Assistencial Brahma, 1986.
GARCIA, J. A. B. A filantropia empresarial ou de como transformar o negócio em social. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002.
PAOLI, M. C. Empresas e responsabilidade social: os enredamentos da cidadania no Brasil. In: SANTOS, B. S. (Org.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. v.1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. p. 373-418.
PAULA, S. G.; ROHDEN, F. Filantropia empresarial em discussão: números e concepções a partir do estudo do Prêmio Eco. In: LANDIM, L. M(Org.) Ações em sociedade: militância, caridade, assistência etc. Rio de Janeiro: Nau, 1998.
RAGO, M. Do cabaré ao lar: a utopia da cidade disciplinar – Brasil, 1890-1930. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
RIBEIRO, A. C. T. Matéria e espírito: o poder (des)organizador dos meios de comunicação. In: PIQUET, R.; RIBEIRO, A. C. T. Brasil, território da desigualdade: descaminhos da modernização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/Fundação Universitária José Bonifácio, 1991. p. 44-55.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2000.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
SILVA, A. M. B. A contemporaneidade de São Paulo: produção da informações e novo uso do território brasileiro. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Evelyn Andrea Arruda Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).