TERRITÓRIO, MÚSICA E DIFUSÃO DE INFORMAÇÕES: O CIRCUITO SONORO EM CAMPINAS-SP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.74950Palavras-chave:
Uso do Território, Comunicação, Informação, Música, Urbanização.Resumo
A problemática em torno da espessura do circuito de rádio FM e produção fonográfica em Campinas é o objetivo desta pesquisa. O circuito FM em Campinas entra decisivamente no campo da indústria cultural a partir da década de 1970, tendo se expandido concomitantemente ao circuito de produção fonográfica, num contexto de urbanização e metropolização crescentes no Brasil. Observamos que em contrapartida ao circuito FM, certa componente musical residual nos lugares movimenta, entre outros, a produção fonográfica alternativa e as rádios livres. Envolvidos por uma divisão técnica e territorial do trabalho dinamizada por círculos ascendentes de informação, esses circuitos residuais mais territorializados sobrevivem e por vezes se contrapõem à cisão e fragmentação urbanas. Trata-se, pois, de um estudo de Campinas enquanto um lugar que abriga em seu cotidiano densidades técnica, informacional e comunicacional. Interessa-nos apreender as condições geográficas contemporâneas de vida nesta cidade, indagando sobre seu componente comunicacional.
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