CARNAVAL DAS ESCOLAS DE SAMBA DA CIDADE DE SÃO PAULO: AS IMPOSIÇÕES DO MERCADO E AS REAÇÕES DO LUGAR
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.74951Palavras-chave:
Carnaval, Cidade, Cultura, Escolas de samba, São Paulo.Resumo
Ao longo de seu desenvolvimento, o carnaval das escolas de samba na cidade de São Paulo passou por diversas transformações acompanhando o crescimento da cidade e adaptando-se aos novos conteúdos urbanos e a imposições políticas e técnicas. Todavia, ainda guarda um caráter genuíno atrelado à festa, característica de sua gênese. Diante disso, o objetivo é compreender a dinâmica territorial das escolas de samba em São Paulo através da análise do processo de produção do carnaval que inclui a ação de diversos agentes na cidade, considerando a tendência à apropriação dessa manifestação popular pela indústria cultural. E analisar a forma como os membros das escolas de samba produzem cultura e fazem política, utilizando-se dos novos conteúdos técnicos que a cidade oferece, para se organizar e buscar formas de suprir suas necessidades.Downloads
Referências
ARROYO, M. Território, transição e futuro. Experimental, São Paulo: LaboplanFFLCH-USP, n. 1, p. 77-85, jul. 1996.
BOSI, A. Dialética da colonização. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
MAGNANI, J. G. C. De perto e de dentro: notas para uma antropologia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 17, n. 49, p. 11-29, jun. 2002.
SANTOS, M. Lazer popular e geração de empregos. In: Lazer numa sociedade globalizada: Leisure in a globalized society. São Paulo: Sesc/WLRA, 2000. p. 31-37.
SANTOS, M. A natureza do espaço: espaço e tempo, razão e emoção. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
SANTOS, M. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana nos países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.
SEABRA, O. C. L. Urbanização: bairro e vida de bairro. Travessia, São Paulo, n. 38, p. 11-17, set. 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Vanir de Lima Belo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).