O conceito fundamental de mundo na construção de uma ontologia da geografia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2015.82961Palavras-chave:
embate Terra-mundo, Heidegger, fenomenologia, epistemologia da geografia, Geografia e ArteResumo
Buscamos neste texto uma compreensão ontológica do mundo a partir do pensamento de Heidegger e sua compreensão sobre a verdade e o poético na obra de arte. Para o autor, a obra de arte é, em última análise, a fundação do mundo, revelando o ser no espaço aberto pela obra enquanto obra. Neste sentido, a geograficidade, enquanto espaço primitivo essencial, ligado ao mundo prepredicativo, o mundo da vida husserliano, é revelada na mesma abertura, criada pelo espaço primitivo que se abre para o mundo e, a partir do lugar, outorga o espaço para a manifestação e a existência do ser geográfico. Arte e geograficidade, portanto, são compreendidos como potências vivificantes do ser, que permitem que o ser se manifeste e, ao mesmo tempo, o delineia em sua facticidade mundana, vivida existencialmente.
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