Concentração espacial de fábricas de cutelaria em Arroio Grande – Santa Maria-RS: uma abordagem locacional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.90066Palavras-chave:
Cutelaria, Concentração espacial, Abordagem locacional, Localização industrial.Resumo
Este artigo discute a concentração de fábricas de cutelaria do distrito de Arroio Gran- de, no município de Santa Maria-RS, a partir do enfoque locacional e das teorias de lo- calização industrial. Procura caracterizar o objeto de estudo em suas temporalidades, para identificar os fatores locacionais que favoreceram a concentração das fábricas no referido distrito. O estudo baseia-se na contribuição metodológica de Lefebvre (1978) e Santos (1979) e também nas discussões sobre localização industrial encon- tradas principalmente em Manzagol (1985), Corrêa (1986) e Braga (2008).Downloads
Referências
AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE SANTA MARIA. Santa Maria em dados. Disponível em:<http://santamariaemdados.com.br/>. Acesso em: 6 ago. 2012.
BEBER, C. C. Santa Maria 200 anos: história da economia do município. Santa Maria: Pallotti, 1998.
BIANCHINI, G. N. A dinâmica da mudança em uma empresa familiar: o caso das facas coqueiro. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.
BRAGA, R. M. Tendências e perspectivas das teorias locacionais no capitalismo contemporâneo. Geografares, Vitória: UFES, n. 6, p. 167-179, 2008.
CORRÊA, R. L. O enfoque locacional na geografia. Terra Livre, São Paulo: AGB, n. 1, p. 62-66, 1986.
FERRARI, C. Curso de Planejamento Municipal Integrado. 5. ed. São Paulo: Pioneira, 1986.
FERRO, T. L. M. O setor primário de Santa Maria na perspectiva do rural: a reestruturação das atividades produtivas. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Dados demográficos, 2010. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 10 ago. 2012.
LAUSUÉN, J. R. Generalizações em torno da noção de polo de crescimento. Boletim Geográfico, Rio de Janeiro: IBGE, n. 238, p. 18-35, 1974.
LEFEBVRE, H. De lo rural a lo urbano. Barcelona: Península, 1978.
LUTHER, A. Reconfiguração do território: transformações socioambientais em Arroio Grande/Santa Maria-RS. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
MAMIGONIAN, A. Localização industrial no Brasil: notas metodológicas e exemplos. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo: AGB, n. 51, p. 83-86, 1976.
MANZAGOL, C. Lógica do espaço industrial. São Paulo: Difel, 1985.
MARTINS, J. S. A sociabilidade do homem simples. São Paulo: Hucitec, 2000.
SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.
SANTOS, M. Economia espacial: críticas e alternativas. São Paulo: Hucitec, 1979.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 GEOUSP: Espaço e Tempo (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).