Paisagem Mutante como Elemento de Análise
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2011.74211Palabras clave:
Paisagem, Mutação, ensino de geografia.Resumen
Em Moçambique o Currículo Local permite conhecer a realidade próxima do aluno. A formação de professores de Geografia inclui agora a preocupação pelo conhecimento da influência dos fenômenos locais e externos na modificação da paisagem ao redor do aluno. Na Universidade Pedagógica, a formação de professores de Geografia havia-se desligado da realidade, sendo o ensino monótono e muito teórico. A localização da Delegação de Gaza numa área em constante mutação paisagística trouxe outra dinâmica na formação docente, passando a paisagem a ser um objecto de análise, permitindo que o futuro professor apreenda que é necessário romper com a geografia da sala de aulas. O estudante aprende a visualizar que as paisagens são construídas a partir das dinâmicas sociais, não existindo uma sociedade fora da natureza e que os fenômenos são localizados temporal e territorialmente no local onde ocorrem, tendo e recebendo influências de outros lugares e doutros períodos. O contato direto com a paisagem permite a utilização da linguagem cartográfica como metodologia importante para a construção do conhecimento geográfico. Neste trabalho mostra-se como é que a mutação da paisagem é utilizada no processo de ensino e aprendizagem no Curso de Geografia da Universidade Pedagógica, Delegação de Gaza.
Descargas
Referencias
AZAMBUJA, Leonardo Dirceu de; CALLAI, Helena Copetti. “A licenciatura de geografia e a articulação com a educação básica”. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora da Universidade; Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998, pp. 187-193.
CALLAI, Helena Copetti. “O Emílio de Rousseau: contribuições para o estudo do espaço e da geografia”. In: CASTELLAR, Sonia. (org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2006, pp. 21-37.
CALLAI, Helena Copetti. “O ensino de geografia: recortes espaciais para análise”. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora da Universidade; Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998, pp. 57-63.
CASTELLAR, Sonia. (org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2006.
CASTELLAR, Sonia. “A psicologia genética e a aprendizagem no ensino de geografia”. In: CASTELLAR, Sonia. (org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2006, pp. 38-50.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora da Universidade; Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. “O misterioso mundo que os mapas escondem”. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora da Universidade; Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998, pp. 32-47.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. “Para entender a necessidade de práticas prazerosas no ensino de geografia na pós-modernidade”. In: REGO, Nelson et al. (org.). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. São Paulo: Artmed, 2007, pp. 35-47.
CORDEIRO, Helena K. et al. (org.). Prática de ensino em geografia. São Paulo: Marco Zero; Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1991.
DEBESSE-ARVISET, M.-L. A educação geográfica na escola. 2ª. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 1978, 192 p.
FARINA, Bárbara Cristina; GUADAGNIN, Fábio. “Atividades práticas como elemento de motivação para a aprendizagem em geografia ou aprendendo na prática”. In: REGO, Nelson et al. (org.). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. São Paulo: Artmed, 2007, pp. 111-119.
GUERRERO, Ana Lúcia de Araújo. “Contribuições da teoria da atividade para a formação continuada de professores de geografia”. In: CASTELLAR, Sonia. (org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2006, pp. 113-135.
JEAN, Georges. Cultura pessoal e acção pedagógica. Rio Tinto/Portugal: Edições ASA, 1978, 142 p.
KAERCHER, Nestor André. “Desafios e utopias no ensino da geografia”. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora da Universidade; Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998, pp. 171-183.
KAERCHER, Nestor André. “A geografia é o nosso dia-a-dia”. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora da Universidade; Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998, pp. 11-21.
KAERCHER, Nestor André. “Práticas geográficas para lerpensar o mundo, converentendesar com outro e entenderscobrir a si mesmo”. In: REGO, Nelson et al. (org.). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. São Paulo: Artmed, 2007, pp. 15-33.
LÓPEZ, C. Ramón Cuétara. Hacia una didáctica de la geografia local. Ciudad de La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 2004, 167 p.
MATERNO, Francisco. Metodologia de la geografia. Ciudad de La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1972, 106 p.
PACHECO, José Augusto; FLORES, Maria Assunção. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999, 221 p.
PILLETI, Claudino. Didática geral. São Paulo: Ática, 2007, 258 p.
REGO, Nelson et al. (org.). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. São Paulo: Artmed, 2007, 148 p.
REICHWALD Jr., Guilherme et al. (org.). “A geografia no ensino médio”. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora da Universidade; Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998, pp. 167-170.
SCHÄFFER, Neiva Otero. “A cidade nas aulas de Geografia”. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora da Universidade; Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998, pp. 109-116.
SOMMA, Miguel Ligüera. “Alguns problemas metodológicos no ensino da geografia”. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora da Universidade; Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998, pp. 162-165.
THE INTERNATIONAL BANK FOR RECONSTRUCTION AND DEVELOPMENT. O ensino superior nos países em desenvolvimento: perigos e esperanças. Lisboa: AULP, 2000, 171 p.
VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. Didática: temas selecionados. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1979, 145p.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Gustavo Sobrinho Dgedge, Nelson Filipe
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publiquen en esta revista estarán de acuerdo con los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo con una licencia de uso de atribución CC-BY, que permite distribuir, mezclar, adaptar y crear con base en su trabajo, siempre que sean respetados los derechos de autor, de la forma especificada por CS.
- Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales y por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y se alienta a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citaciones del trabajo publicado (ver El efecto del acceso abierto).