Brinquedos TDAH e TEA: um estudo de caso utilizando design thinking e gerenciamento de projetos em seus desenvolvimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v19i1.210499

Palavras-chave:

TDAH, TEA, Brinquedo, DTPMf

Resumo

O objetivo desta pesquisa é desenvolver brinquedos voltados para crianças com TDAH e TEA utilizando o DTPMf – framework que combina Design Thinking com Gerenciamento de Projetos. Foi realizado um estudo de caso único de nove meses em uma empresa brasileira de brinquedos, com coleta de dados por meio do DTPMf – 15 ferramentas, 15 membros da equipe do projeto e oito entrevistados – e análise de dados baseada em análise de conteúdo, com o apoio do software NVivo. Como resultado, foram desenvolvidos seis novos brinquedos de madeira que visam atender as especificidades de crianças com TDAH e TEA. A originalidade desta pesquisa está relacionada ao uso do DTPMf em um estudo de caso e no desenvolvimento de uma linha de produtos voltada para um público pouco explorado no Brasil. Apesar do DTPMf ter previamente comprovado sua eficiente execução on-line, apenas uma reunião foi realizada presencialmente devido à COVID-19, sendo esta uma limitação do estudo. Como implicação prática, através de uma rotina de desenvolvimento de novos produtos, a empresa introduziu diferentes princípios, papéis, etapas, eventos e ferramentas, gerando brinquedos únicos e inovadores. Além disso, os designers de brinquedos podem usar este estudo como base para futuros projetos inclusivos.

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Biografia do Autor

  • Daniel de Salles Canfield, Universidade Federal de Goiás

    PhD in design from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, has a master's degree in marketing from Dublin Business School (Ireland), an MBA in strategic design from the Escola Superior de Propaganda e Marketing and a degree in Industrial Design/Visual Programming from the Universidade Federal de Santa Maria. He is currently an adjunct professor at the Universidade Federal de Goiás.

  • Maurício Moreira e Silva Bernardes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Graduated in Civil Engineering from the Universidade Federal de Alagoas (1993), Master's (1996) and Ph.D. (2001) in Civil Engineering from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Post-doctorate in design from the Institute of Design of the Illinois Institute of Technology/ USA. He is currently a full professor at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • Luiza Justiniano Tolentino Barbosa, Universidade Federal de Goiás

    Undergraduate student in Graphic Design from Universidade Federal de Goiás. Acting member of Canindé Design, junior company of Design from Faculdade de Artes Visuais.

  • Sofia Satie Basso Aseka, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Undergraduate student in Visual Design from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. She is currently working in Centro de Línguas para fins Acadêmicos, from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2024-06-13

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento

Como Citar

CANFIELD, Daniel de Salles; BERNARDES, Maurício Moreira e Silva; BARBOSA, Luiza Justiniano Tolentino; ASEKA, Sofia Satie Basso. Brinquedos TDAH e TEA: um estudo de caso utilizando design thinking e gerenciamento de projetos em seus desenvolvimentos. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 19, n. 1, p. 149–166, 2024. DOI: 10.11606/gtp.v19i1.210499. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/210499.. Acesso em: 29 jun. 2024.