Percepção da qualidade do ar interior em salas de aula urbanas: estudo de caso em Vitória-ES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v19i2.221080

Palavras-chave:

qualidade do ar interior, percepção humana, salas de aula, material particulado

Resumo

A baixa qualidade do ar em interiores tem impactos negativos a saúde humana, sendo responsável pelo surgimento e agravamento de inúmeros sintomas respiratórios. Em escolas, diversos contaminantes têm alcançado concentrações acima das permitidas, principalmente devido a sua localização em áreas poluídas. Por outro lado, a percepção humana da qualidade do ar tem sido relacionada especialmente a questões térmicas, olfativas e visuais, sendo necessário mais estudos que associem a cognição humana com a presença de poluentes aéreos no ambiente. O objetivo deste estudo foi analisar os níveis de MP10, MP2.5 e CO2, com a percepção da qualidade do ar por estudantes de diferentes salas de aula, naturalmente ventiladas, em um Instituto de Educação localizado em uma zona urbana. A metodologia envolveu monitoramento dos poluentes e parâmetros ambientais, além da aplicação de questionários padronizados de percepção da qualidade do ar. Ao todo, foram respondidos 132 questionários por estudantes de diferentes turnos. Os resultados mostram que o nível de satisfação com a qualidade do ar foi considerado normal e bom, embora encontradas concentrações elevadas de material particulado nas salas de aula. Destaca-se que os alunos foram mais sensíveis ao MP10, registrando em sua percepção a piora da qualidade do ar interior com o aumento da concentração desse poluente. No processo projetual, examinar a localização de janelas em relação a fontes de poluição do ar pode contribuir para garantir a qualidade do ar interior. O estudo reforça a importância do planejamento projetual com estratégias eficientes em busca de um ambiente educacional mais saudável.

 

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Biografia do Autor

  • Saulo Vieira de Oliveira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Mestre em Arquitetura e Cidade (UVV, 2022), Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES

  • Érica Coelho Pagel, Universidade Vila Velha

    Doutora em Engenharia Ambiental (UFES), Professora titular na Universidade Vila Velha (Vila Velha - ES, Brasil)

  • Alessandro José Queiroz Sarnaglia, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutor em Estatística (UFES), Professor Adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

  • Felipe Barloesius Velten, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduado em Estatística (UFES)

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Publicado

21-08-2024

Como Citar

SILVA, Saulo Vieira de Oliveira; PAGEL, Érica Coelho; SARNAGLIA, Alessandro José Queiroz; VELTEN, Felipe Barloesius. Percepção da qualidade do ar interior em salas de aula urbanas: estudo de caso em Vitória-ES. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 19, n. 2, p. 51–78, 2024. DOI: 10.11606/gtp.v19i2.221080. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/221080.. Acesso em: 30 out. 2024.