Ensino de projeto do produto. Análise de abordagem multidisciplinar com foco em criatividade para inovação em contextos reais
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v12i1.111741Keywords:
Projeto do Produto, Educação em Engenharia, CriatividadeAbstract
No campo da engenharia, a crescente busca por profissionais que tenham a capacidade de trabalhar em equipe e de inovar, identificando e resolvendo problemas de forma criativa, demanda modelos educacionais nos quais o desenvolvimento dessas competências assuma papel relevante. Este artigo visa descrever a experiência de oferecimento da disciplina Desenvolvimento Integrado de Produtos, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), que se propõe a estimular processos criativos por meio do trabalho em equipes multidisciplinares no desenvolvimento de produtos, avaliando a pertinência dessa experiência. A coleta de dados envolveu a aplicação do Inventário de Práticas Docentes que Favorecem a
Criatividade no Ensino Superior e o levantamento da percepção dos estudantes a respeito da
influência da disciplina no desenvolvimento de habilidades e competências. Os resultados indicam que a prática docente é favorável ao desenvolvimento da criatividade e que a disciplina contribui para o desenvolvimento de competências transversais e para a compreensão a respeito do ciclo de concepção de produto/processo inovador. Os estudantes reconhecem o desenvolvimento das capacidades de trabalho em equipe, liderança, iniciativa e criatividade como os aspectos mais evidentes, e apontam que a disciplina despertou motivação para realização futura de atividades relacionadas à inovação e ao projeto de produtosDownloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright Notice
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the article simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License BY NC ND, which allows the sharing of article with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of version of the article published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their research work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and the citation of published article (See O Efeito do Acesso Livre).