Ensino de projeto do produto. Análise de abordagem multidisciplinar com foco em criatividade para inovação em contextos reais

Autores/as

  • Cassia de Oliveira Fernandez Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Roseli de Deus Lopes Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • José Aquiles Baesso Grimoni Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Eduardo de Senzi Zancul Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v12i1.111741

Palabras clave:

Projeto do Produto, Educação em Engenharia, Criatividade

Resumen

No campo da engenharia, a crescente busca por profissionais que tenham a capacidade de trabalhar em equipe e de inovar, identificando e resolvendo problemas de forma criativa, demanda modelos educacionais nos quais o desenvolvimento dessas competências assuma papel relevante. Este artigo visa descrever a experiência de oferecimento da disciplina Desenvolvimento Integrado de Produtos, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), que se propõe a estimular processos criativos por meio do trabalho em equipes multidisciplinares no desenvolvimento de produtos, avaliando a pertinência dessa experiência. A coleta de dados envolveu a aplicação do Inventário de Práticas Docentes que Favorecem a

Criatividade no Ensino Superior e o levantamento da percepção dos estudantes a respeito da

influência da disciplina no desenvolvimento de habilidades e competências. Os resultados indicam que a prática docente é favorável ao desenvolvimento da criatividade e que a disciplina contribui para o desenvolvimento de competências transversais e para a compreensão a respeito do ciclo de concepção de produto/processo inovador. Os estudantes reconhecem o desenvolvimento das capacidades de trabalho em equipe, liderança, iniciativa e criatividade como os aspectos mais evidentes, e apontam que a disciplina despertou motivação para realização futura de atividades relacionadas à inovação e ao projeto de produtos

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Cassia de Oliveira Fernandez, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
    Departamento de Engenharia Elétrica
  • Roseli de Deus Lopes, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
    Departamento de Engenharia Elétrica
  • José Aquiles Baesso Grimoni, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
    Departamento de Engenharia Elétrica
  • Eduardo de Senzi Zancul, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
    Departamento de Engenharia de Produção

Publicado

2017-02-24

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

FERNANDEZ, Cassia de Oliveira; LOPES, Roseli de Deus; GRIMONI, José Aquiles Baesso; ZANCUL, Eduardo de Senzi. Ensino de projeto do produto. Análise de abordagem multidisciplinar com foco em criatividade para inovação em contextos reais. Gestão & Tecnologia de Projetos (Gestión y tecnología de proyectos), São Carlos, v. 12, n. 1, p. 85–95, 2017. DOI: 10.11606/gtp.v12i1.111741. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/111741.. Acesso em: 22 dec. 2024.