Arquitectura performativa: el uso de materiales responsivos y la fabricación digital en una experiencia docente

Autores/as

  • Gladys Ilka Klein Taparello Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patrícia Turazzi Luciano Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carla Cristina Secchi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carlos Eduardo Verzola Vaz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v16i2.165582

Palabras clave:

Enseñaza de Arquitectura, Higroscopia de Madera, Límites espaciales en arquitectura

Resumen

La arquitectura se puede definir como una composición de espacio, eventos y movimiento, influenciada por el entorno, los usuarios y los eventos (GÓMEZ, 2006). En este contexto, se inserta la arquitectura performativa, cubriendo conceptos de performance y presentación artística (LENZ; CELANI, 2015), asistida por investigaciones técnicas sobre material inteligente, que relacionan la composición de los materiales con sus variaciones de comportamiento con cambios en los entornos (ADDINGTON ; SCHODEK, 2005). En este sesgo, la madera, con sus características de respuesta al medio ambiente, puede reevaluarse como un material sensible (HENSEL, 2011), en la investigación sobre componentes sensibles de dos capas: un material sintético pasivo y otra madera activa, para su uso como revestimiento de fachada (HOLSTOV; BRIDGENS; FARMER, 2015; REICHERT; MENGES; CORREA, 2015). Esta investigación exploró el uso de madera brasileña como material sensible en componentes de dos capas; e investigó la introducción de este contenido como una actividad práctica sobre arquitectura performativa en un estudio de posgrado, en un taller de corta duración, basado en la investigación de Davidova y Sevaldson (2016). Una estructura de MDF permitió explorar el uso de elementos de madera responsive, producidos en el taller, como generadores de espacios transitorios y su comportamiento en un entorno real, que tuvo un registro fotográfico, durante un mes, con variación de humedad entre 47% y 90%. Se observó que, al trabajar manualmente con material familiar, los estudiantes asimilaron la importancia de comprender el comportamiento de los materiales y tecnologías que se pretenden aplicar en la edificación.

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Biografía del autor/a

  • Gladys Ilka Klein Taparello, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui especialização em Gestão de Obras e Projetos pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de compatibilização de projetos e como ministrante de cursos de curta duração relacionados à arquitetura performativa e prototipagem digital. Tem interesse nas áreas de Arquitetura Performativa, Tecnologias da Construção e no Processo de Projeto. Faz parte do Grupo de Modelagem Avançada (GMA), na UFSC.

  • Patrícia Turazzi Luciano, Universidade Federal de Santa Catarina

    Participante do grupo de pesquisa GMA - Grupo de Modelagem Avançada, que tem como objetivo investigar diferentes sistemas generativos de projeto, estratégias computacionais e técnicas de automação aplicadas a problemas do campo do conhecimento da arquitetura e urbanismo. Participante do grupo ED3 ? Educação em Prototipagem, que objetiva o disseminar o conhecimento em prototipagem digital no âmbito da educação. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pesquisa voltada para animação e processo de projeto na arquitetura com inserção de tecnologias de prototipagem digital. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC (2008) e especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual (Estácio). Foi professora na Faculdade Avantis (2014-2017) e Uniasselvi (2013-2014). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em docência, atuando principalmente nos seguintes temas: representação no projeto arquitetônico, processo de projeto, prototipagem e arquitetura performativa. Ministrante de cursos de curta duração em representação gráfica tridimensional com o auxílio da prototipagem digital. Também tem experiência desde 2008 com projetos cenográficos e coordenação de equipes e projetos de cenografia para audiovisual, atuando em um longa metragem de animação e diversas publicidades.

  • Carla Cristina Secchi, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - PósARQ, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. É Técnica do Laboratório Pronto 3D, polo Chapecó, localizado na Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. O Pronto 3D é um FABLAB de Prototipagem e Novas Tecnologias Orientadas ao 3D, possuindo quatro polos em Santa Catarina, buscando difundir o desenvolvimento e conhecimento de novas tecnologias em Prototipagem e Fabricação Digitais no estado. Atua como Arquiteta e Urbanista. Arquiteta e Urbanista pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Atua nas áreas de Arquitetura Open Source, Habitação, Ensino de Arquitetura e Urbanismo, Prototipagem Rápida, Fabricação Digital, Design de Produto, CAAD, BIM, Open Design e Programas Computacionais em Arquitetura.

  • Carlos Eduardo Verzola Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003) e mestrado e doutorado em engenharia civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi professor adjunto II da Universidade Federal de Pernambuco, no departamento de Expressão Gráfica, e, atualmente, é docente no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em conceituação e metodologia de projeto, atuando principalmente nos seguintes temas: a lógica no processo de projeto e estratégias computacionais aplicadas para a geração, simulação e fabricação em arquitetura e urbanismo. Desenvolve pesquisas relacionadas a utilização de tecnologias computacionais aplicadas ao ensino e projeto de arquitetura paisagística e análise pós-ocupação de espaços livres. Atualmente está vinculado ao projeto de pesquisa Living Campus, na Universidade de Melbourne (Pós doutoramento - ciências sem fronteiras). O objetivo da pesquisa é desenvolver uma plataforma de simulação na qual dados do ambiente construído, parâmetros ambientais e fatores humanos serão processados de modo a compreender o comportamento do campus como um sistema que constantemente se readapta, segundo diferentes métricas. Como resultado, busca-se gerar informações que promovam a melhoria da tomada de decisão durante o processo de planejamento e manutenção de um campus universitário de acordo com as necessidades do usuário (estudantes, docentes, funcionários e comunidade em geral). (palavras-chave: simulação, smart cities, avaliação pós-ocupação, sensoriamento remoto, internet of things).

Referencias

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Publicado

2021-03-12

Cómo citar

TAPARELLO, Gladys Ilka Klein; LUCIANO, Patrícia Turazzi; SECCHI, Carla Cristina; VAZ, Carlos Eduardo Verzola. Arquitectura performativa: el uso de materiales responsivos y la fabricación digital en una experiencia docente. Gestão & Tecnologia de Projetos (Gestión y tecnología de proyectos), São Carlos, v. 16, n. 2, p. 21–40, 2021. DOI: 10.11606/gtp.v16i2.165582. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/165582.. Acesso em: 24 nov. 2024.