ENSINO DE BIM: TENDÊNCIAS ATUAIS NO CENÁRIO INTERNACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.4237/gtp.v6i2.218Palabras clave:
Educação BIM, Pedagogia BIM, Currículo BIM, Modelagem da Informação da Construção, Gerente BIM.Resumen
Existem hoje muitas companhias no mundo todo que estão desenvolvendo projetos utilizando processos BIM. Estas companhias estão procurando profissionais que possam efetivamente trabalhar em projetos BIM. Para atender a esta demanda muitas universidades têm implementado uma variedade de cursos para expor os alunos a esse novo paradigma. Contudo, essas experiências acadêmicas são relativamente novas e baseadas em pedagogias ainda não consolidadas. Com base em revisão da literatura internacional focando experiências didáticas sobre BIM, o presente estudo resume as tendências observadas. São apresentados os principais obstáculos enfrentados no ensino de BIM, exemplos de como superá-los e estratégias de implementação. As estratégias são apresentadas para os níveis: introdutório, intermediário e avançado. Sugere-se o estabelecimento de parcerias entre academia e indústria.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-02-04
Número
Sección
Artículos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
BARISON, Maria Bernardete; SANTOS, Eduardo Toledo. ENSINO DE BIM: TENDÊNCIAS ATUAIS NO CENÁRIO INTERNACIONAL. Gestão & Tecnologia de Projetos (Gestión y tecnología de proyectos), São Carlos, v. 6, n. 2, p. 67–80, 2012. DOI: 10.4237/gtp.v6i2.218. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/51011.. Acesso em: 29 jun. 2024.