Religiões, suas imagens, performances e rituais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.199261

Palavras-chave:

Religião, Imagem, Performance, Fotografia, Ritual

Resumo

Instigados pelos saberes religiosos inteligíveis e sensíveis das religiões tradicionais e das diversas formas de pertencimento espiritual que escapam à estrutura formal religiosa, mas conectam o ser humano com aquilo que ele chama de sagrado, buscamos neste dossiê construir um mapa das representações que perpassam suas imagens, suas performances que evidenciam rituais e pertencimentos sagrados. As formas expressivas ganham nuances diferenciadas em espaços religiosos, tendo em vista determinadas restrições, o que faz com que o pesquisador tenha que lançar mão de estratégias estéticas e de pesquisa diferenciadas para compor seu universo imagético e performático.  Este dossiê permeia o universo simbólico dos rituais religiosos, as digressões entre religião e política, as expressões de decolonialidade, o corpo entregue à devoção e outras análises que envolvam discussões sobre expressões sensíveis por meio de imagens, performances. 

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Biografia do Autor

  • Francirosy Campos Barbosa, Universidade de São Paulo

    FRANCIROSY CAMPOS BARBOSA é antropóloga, docente associada II no departamento de Psicologia, FFCLRP/USP, pós-doutora pela Universidade de Oxford (2016). Coordenadora do GRACIAS – Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes. Autora do livro Hajja, Hajja – a experiência de peregrinar (2021) entre outros; diretora do documento: Allah, Oxalá na trilha Malê (2015) entre outros disponíveis na plataforma Vimeo. E-mail: franci@ffclrp.usp.br

  • Rubens Alves da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

    RUBENS ALVES DA SILVA é Antropólogo, docente associado II, no Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação [DTGI-ECI], e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais [PPGCI-UFMG]. Doutor em Antropologia Social (com pós-doutorado); coordenador do NEPPAMCS - Núcleo de Estudos sobre Performance, Patrimônio e Mediações Culturais da UFMG. Autor dos livros A atualização de tradições: performances e narrativas afro-brasileiras (2012), Negros católicos ou catolicismo negro? Um estudo sobre a construção da identidade negra no congado mineiro (2010), entre várias outras publicações – coletâneas, artigos e capítulos de livro.  E-mail: rubssilva@gmail.com

  • Pedro Simonard, Centro Universitário Tiradentes

    PEDRO SIMONARD é antropólogo e documentarista, professor do Programa de Pós-graduação Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL, pós-doutor em antropologia pela Université Laval, québec, Canadá, autor dos livros A geração do Cinema Novo: para uma antropologia do Cinema, No rasttro do Cinema Novo, A construção da tradição no Jongo da Serrinha: uma etnografia visual do seu processo de espetacularização, entre outros, e diretor do documentários Salve jongo!, Eu venho de longe e Resistir, entre outros. E-mail: pedrosimonard@gmail.com.

Referências

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Publicado

2022-08-30

Edição

Seção

Dossiê Religiões (Artigos)

Como Citar

Barbosa, Francirosy Campos, Rubens Alves da Silva, e Pedro Simonard. 2022. “Religiões, Suas Imagens, Performances E Rituais”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 7 (1): e199261 . https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.199261.