Hábitos de Leitura de Estudantes do Curso de Fonoaudiologia

Autores

  • Ana Paula Seixas Gomes Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Patricia Pupin Mandrá Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p13-23

Palavras-chave:

Leitura, Hábitos, Formação Pessoal.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo verificar o hábito de leitura de estudantes da graduação em Fonoaudiologia da FMRP-USP. Para tanto, realizou-se um estudo do qual participaram voluntariamente 114 alunos matriculados no referido curso a partir do segundo semestre do ano de 2014. Os participantes responderam a um questionário escalar elaborado para esta pesquisa. Os resultados foram organizados em tabelas do Excel for Word® para o cálculo da frequência absoluta e relativa de acordo com o período de graduação (2º, 4º, 6º e 8º semestres). Observou-se que dos 114 participantes que constituíram a amostra, 56,1% cursaram o ensino fundamental (de 1ª a 4ª série) em escolas públicas e as séries seguintes (da 5ª série ao colegial) em escolas particulares (57,9% da 5ª à 8ª, e 63,16% no ensino médio). O principal meio de atualização citado foi a internet (65,6%). Uma ou duas horas foi o tempo dedicado à leitura para 37,7% dos participantes. O acesso foi considerado raro para e-books (42,9%), dissertações/teses na base da biblioteca virtual da USP (52,6%) e revistas eletrônicas (48,85%). O hábito de leitura foi avaliado como crucial para: formação pessoal, desempenho acadêmico, elaboração da escrita e desenvolvimento do raciocínio. Manter o hábito de leitura cursando a graduação em tempo integral raramente é possível para 51,7% dos entrevistados, o que se confirmou quando 47,4% destacaram a disponibilidade de tempo como uma das estratégias para melhorar o hábito de leitura. Por fim, concluiu-se que o hábito de leitura foi considerado crucial pelos estudantes, no entanto, manter esse hábito durante a graduação é o desafio devido à dificuldade, relatada pelos estudantes, em organizar o tempo disponível.

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Seixas Gomes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
    Bolsista do Programa Ensinar com Pesquisa da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo

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Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GOMES, Ana Paula Seixas; MANDRÁ, Patricia Pupin. Hábitos de Leitura de Estudantes do Curso de Fonoaudiologia. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 3, p. 13–23, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p13-23. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123827.. Acesso em: 3 maio. 2024.