Desenvolvimento de Plataforma Digital para Ensino de Graduação (Caso do ensino de atendimento ao paciente traumatizado)

Autores

  • Gerson Alves Pereira Júnior Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Marcelo Alexandre Santos Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia
  • Filipe Andrade Bernardi Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia
  • William Dias Ferreira Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia
  • André Antonelli Senju Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia
  • Thaís Helena de Paula Jesus Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Faculdade de Filosofia, Letras de Ribeirão Preto
  • Eduardo Alexandre Gula Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i1p13-23

Palavras-chave:

Aprendizagem, Medicina de Emergência, Avaliação Educacional, Informática Médica, Redes de Comunicação de Computadores

Resumo

O projeto apresentado permitiu o desenvolvimento de uma plataforma digital educacional interativa, de fácil manuseio, intuitiva, de modo a permitir a análise, o monitoramento e o seguimento do desempenho individual e coletivo. Utilizou o blended learning, que transmite a distância pela internet a maior parte dos conteúdos, e também conta com sessões presenciais, podendo ser estruturado com atividades síncronas ou assíncronas. Também utilizou o conceito de Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) como um modelo de aprendizagem que reorganiza o tempo gasto dentro e fora da classe, transferindo o protagonismo, no processo de aprendizado, dos educadores para os alunos, com o desenho didático de atividades programadas: estudo prévio, pré-teste, acesso aos vídeos, pós-teste, acesso aos casos clínicos como exercícios, fórum de dúvidas, chat e webfólio. Este projeto está sendo utilizado gradativamente pelos alunos do quinto ano da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto para o estudo do atendimento aos pacientes traumatizados, com oportunidade de discussão dos casos vivenciados durante os plantões na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. O uso da plataforma digital criada tem sido expandido para outras disciplinas de graduação e pós-graduação, além de projetos de pesqu

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thaís Helena de Paula Jesus, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Faculdade de Filosofia, Letras de Ribeirão Preto
    Graduanda do curso de Informática Biomédica (FMRP e FFCLRP) da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2017-04-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEREIRA JÚNIOR, Gerson Alves; SANTOS, Marcelo Alexandre; BERNARDI, Filipe Andrade; FERREIRA, William Dias; SENJU, André Antonelli; JESUS, Thaís Helena de Paula; GULA, Eduardo Alexandre. Desenvolvimento de Plataforma Digital para Ensino de Graduação (Caso do ensino de atendimento ao paciente traumatizado). Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 1, p. 13–23, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i1p13-23. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/124078.. Acesso em: 23 nov. 2024.