Interdisciplinaridade em Bacharelado no Brasil: O Caso de Relações Internacionais da USP

Autores

  • Daniela Carla Decaro Schettini Universidade de São Paulo. Instituto de Relações Internacionais
  • Maria Antonieta Del Tedesco Lins Universidade de São Paulo. Instituto de Relações Internacionais
  • Marislei Nishijima Universidade de São Paulo. Instituto de Relações Internacionais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i1p3-17

Palavras-chave:

Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade, Formação em Relações Internacionais.

Resumo

Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade são elementos inerentes a muitos cursos novos no Brasil, o que desafia os educadores com formação tradicional em áreas específicas. Este estudo de caso sobre o bacharelado em Relações Internacionais (BRI) da Universidade de São Paulo (USP) pode ser elucidativo sobre os problemas enfrentados para a condução desses novos cursos para uma integração interdisciplinar. O referido curso propõe isonomia de créditos obrigatórios entre suas disciplinas de formação teórica básica e amplia as possibilidades de escolha multidisciplinar com optativas. Este artigo avalia o grau de interdisciplinaridade do curso aplicando mineração de textos aos conteúdos programáticos das suas disciplinas. Os resultados mostram que: a) as disciplinas de formação básica e as optativas são pouco interligadas, embora tenham evoluído no tempo; e b) as disciplinas optativas escolhidas são muito aderentes às das áreas de formação básica. Há de fato um grau modesto de interdisciplinaridade, revelando a dificuldade de consolidar a proposta.

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Publicado

2018-06-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SCHETTINI, Daniela Carla Decaro; LINS, Maria Antonieta Del Tedesco; NISHIJIMA, Marislei. Interdisciplinaridade em Bacharelado no Brasil: O Caso de Relações Internacionais da USP. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 3, n. 1, p. 3–17, 2018. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v3i1p3-17. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/147194.. Acesso em: 27 abr. 2024.