Ensino remoto emergencial e saúde mental: desafios enfrentados por docentes universitários durante a Pandemia de Covid-19

Autores

  • Wellyngton Ribamar Silva Poli Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
  • Lucineia Lopes Bahia Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-9467-015X

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v8i1p15-26

Palavras-chave:

Covid-19, Saúde Mental, Ensino Remoto Emergêncial

Resumo

Este artigo teve por objetivo investigar, no contexto da pandemia do Covid-19, os impactos provocados pelo ensino remoto emergencial na saúde mental de docentes universitários de uma Instituição federal de ensino superior. Foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de entrevistas individuais orientadas por uso de roteiro. A partir da análise de conteúdo de Bardin, buscou-se investigar os impactos do ensino remoto emergencial na saúde mental relacionados à prática docente, ao trabalho e ao contexto social. Nas discussões expostas encontraram como impactos gerados, o sentimento de não conseguir ensinar, dificuldades de adaptação tecnológica e a pouca interação com os discentes, a sobrecarga de trabalho, o isolamento social. E como consequências destes impactos, sintomas como insegurança, medo, abandono, falta de paixão no trabalho, desmotivação, medo do desconhecido, sensação de isolamento, frustração e angústia, estresse, sentimento de raiva, crise de pânico, depressão, contaminação do tempo de lazer através da perda da distinção dos horários de trabalho e de ócio, diminuição das atividades físicas, aumento no consumo de álcool e também aumento de conflitos familiares. Os achados se encontram em sintonia com outros estudos e contribuem para a discussão da importância de considerar os impactos psicossociais nos processos de implementações de novas formas de ensino.

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Biografia do Autor

  • Wellyngton Ribamar Silva Poli, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária

    Mestrando em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2022), Técnico em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP, 2017), desenvolvo pesquisa na área de Gestão de Pessoas, especificamente sobre a relação trabalho e saúde mental

  • Lucineia Lopes Bahia Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestre em ADMINISTRAÇÃO pela Faculdade Pedro Leopoldo, especialista em GESTÃO CONTÁBIL E CONTROLADORIA EMPRESARIAL. Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Estadual de Montes Claros (2004). Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Instituto de Ciências Agrárias - ICA. Membro do Grupo de Estudos Técnicos de Normas do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Minas Gerais. Atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, treinamento e desenvolvimento, gestão administrativa e financeira, normas técnicas de contabilidade, atuando no magistério com disciplinas de contabilidade, finanças, gerencial e finanças públicas.

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Publicado

2024-10-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

POLI, Wellyngton Ribamar Silva; RIBEIRO, Lucineia Lopes Bahia. Ensino remoto emergencial e saúde mental: desafios enfrentados por docentes universitários durante a Pandemia de Covid-19. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 8, n. 1, p. 15–26, 2024. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v8i1p15-26. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/215187.. Acesso em: 21 nov. 2024.