Implementação de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Biologia Molecular

Autores

  • Alanne Tenório Nunes Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
  • Heidge Fukumasu Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v8i1p67-73

Palavras-chave:

aplicabilidade de conceitos, atividade interativa, inovação, metodologias ativas de ensino, plataformas digitais

Resumo

Considerando as dificuldades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem da disciplina de biologia molecular, metodologias ativas podem ser utilizadas a fim de garantir sua maior efetividade. Estudos anteriores demonstraram que essas ferramentas são capazes de melhorar o desempenho dos alunos nas mais diversas áreas, uma vez que tornam o aluno protagonista do próprio processo de aprendizagem. Neste sentido, objetivando melhorar o desempenho dos alunos na disciplina ZMV1482: Biologia Molecular, uma atividade complementar alternativa baseada em recursos tecnológicos foi proposta. A atividade consistiu no desenvolvimento de vídeos curtos em plataformas digitais, envolvendo o conteúdo abordado na aula anterior e sua aplicação. A apresentação era realizada por 3 a 4 alunos a cada semana e seguida por uma discussão sobre o tema. Os resultados obtidos com a proposta foram significativos, sendo observada uma nota média na atividade complementar de 7,9  2,80, a qual impactou a nota final da disciplina, na qual a média foi de 7,1  1,45. Ademais, após o término do conteúdo da disciplina, foi realizada uma pesquisa de opinião por meio de questionário eletrônico, respondido por 56,5% dos alunos matriculados. O resultado demonstrou que os alunos foram capazes de aprender de forma significativa com a metodologia adotada, além de sugerir que o método foi mais efetivo quando comparado aos formatos comuns de atividade complementar, como seminários. Estes achados corroboram com o fato de que metodologias ativas e inovadoras devem ser encorajadas dentro da área de biologia molecular, visando melhorar a compreensão de conceitos ao longo do curso.

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Publicado

2024-10-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NUNES, Alanne Tenório; FUKUMASU, Heidge. Implementação de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Biologia Molecular. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 8, n. 1, p. 67–73, 2024. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v8i1p67-73. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/215499.. Acesso em: 12 dez. 2024.