Mapa Conceptual digital combinado com Realidad Aumentada como material didáctico innovador en la enseñanza de Estereoisoméricos en cursos de Pregrado
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v9i1p59-73Palabras clave:
Química Orgânica, Habilidade Visuoespacial, Modelos Moleculares, ensino superior , tecnologias digitaisResumen
A compreensão de fenômenos macroscópicos na Química requer a visualização mental de modelos em nível molecular. Especificamente na Química Orgânica, a falta de habilidades visuoespaciais pode comprometer a aquisição de conhecimento conceitual científico. A partir de uma fundamentação teórica cognitivista, este estudo teve como objetivo avaliar o ganho de conhecimento, a usabilidade, a desorientação e o esforço mental de alunos universitário (n = 13) durante a aplicação de um material didático autoral: um Mapa Conceitual digital aliado à Realidade Aumentada no ensino de Estereoisomeria (isomeria espacial). A partir de uma metodologia mista de pesquisa, foi possível evidenciar que o material tem grande potencial para aplicação e aceitação no ensino superior. Entretanto, ficou nítida a dificuldade dos alunos na manipulação mental dos modelos moleculares, mesmo após instrução formal e uso do recurso didático.
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