Como os saberes da neurociência da aprendizagem podem contribuir com o ensino da graduação e com as escolhas pedagógicas docentes?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v8i1p45-56

Palavras-chave:

Memória, Ensino-aprendizagem, Inovação Pedagógica, Fisiologia Humana, Cérebro

Resumo

No Brasil, o ensino universitário é, de modo geral, responsabilidade de professores dos quais é exigida formação em nível de pós-graduação, geralmente mestrado e doutorado, em áreas específicas, conforme a disciplina ministrada. Muito raramente, existe uma preocupação com a formação pedagógica docente nos cursos stricto sensu – quando há, ela não costuma incluir conceitos de neurociência da aprendizagem. Na verdade, a neurociência tem uma presença limitada mesmo na formação inicial de professores que cursam graduação em licenciaturas. Por outro lado, é evidente que o entendimento de como o cérebro aprende, e dos fatores que podem influenciar este aprendizado é crucial para a atuação dos professores. Neste artigo, apresentamos reflexões sobre essa temática e compartilhamos nossas experiências no ensino de Fisiologia Humana, as quais confirmam a potencial contribuição da neurociência da aprendizagem na atualização e nas escolhas pedagógicas dos docentes.

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Publicado

2024-10-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MELLO-CARPES, Pâmela Billig; TADIELO, Ana Luiza Trombini; CRESPO, Bruna Trein; LIMA, Karine Ramires. Como os saberes da neurociência da aprendizagem podem contribuir com o ensino da graduação e com as escolhas pedagógicas docentes?. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 8, n. 1, p. 45–56, 2024. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v8i1p45-56. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/216566.. Acesso em: 3 dez. 2024.