Atentas e fortes: promovendo reflexões sobre a participação das mulheres no esporte na formação inicial em Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v9i1p22-27Palavras-chave:
Universidade , Gênero , EsporteResumo
O esporte, como fenômeno estruturado a partir do patriarcado, constitui-se historicamente em um ambiente no qual as mulheres ainda buscam espaço em diferentes esferas. Nesse sentido, o presente texto busca promover reflexões voltadas ao âmbito da formação inicial de estudantes de educação física acerca de questões que envolvem tal temática, almejando que elas possam de alguma maneira ser incorporadas e consideradas em sua prática pedagógica. Considerando o cenário sexista e ainda opressor para mulheres no ambiente esportivo, assumindo a minha posição como educadora e reconhecendo a oportunidade que tenho de promover alguma mudança no cenário, venho tentando em minhas práticas pedagógicas na universidade adotar ações que promovam a reflexões dos/das estudantes sobre a condição da mulher na sociedade e no esporte. Assim, o objetivo deste relato de experiência é descrever ações desenvolvidas em uma disciplina do curso de formação inicial em Educação Física e Saúde buscando promover o debate sobre a participação da mulher no esporte.
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