A máscara de couro: o ápice da desfiguração humana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2024.205553Palavras-chave:
Arte, Cultura, Colagem, Psicologia, Filosofia, EstéticaResumo
A clássica máscara de couro usada em rituais masoquistas, apesar de ocultar, nos revela, de acordo com Georges Bataille, “a própria encarnação do caos”: uma cobertura aderente/artificial sobre rostos, que traz consigo algo imaginário e profundo. A familiaridade se esvai, e resta somente a certeza do imprevisível.Conforme Eliane Robert Moraes (2017) nos descreve, o rosto é a última etapa do longo processo da desfiguração humana, iniciado em meados do século XIX, na figura de Lautréamont, e finalizado por Bataille, com seu mitológico acéfalo. Já que esta decomposição do humano segue-se à decomposição da figura divina, a mulher mascarada, para Michel Leiris, passa a ser uma nova divindade: o horror desta figura sem-rosto é sagrado, pois é precisamente a experiência do não-ser.
A primeira colagem, feita de forma analógica, a partir de recortes, composições, sobreposições e decomposições de imagens, foi composta por jornais, papel de origami e outros recortes, sob papel especial preto 120g, em formato A4.
A segunda colagem, em oposição à primeira, foi feita digitalmente em um aplicativo para smartphone e imagens cuidadosamente selecionadas da Internet, em um formato 1080x1350 pixels. Ambas possuem composições e enquadramentos que buscam uma estética urbana, gótica e sensorial, além de trazer fortes elementos da cultura bondage nipônica.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MORAES, E. R. O corpo impossível: a decomposição da figura humana: de Lautréamont a Bataille. 2.ed. São Paulo: Iluminuras, 2017.
RIBEIRO, C. N.; PINTO, J. M. Reduzir-se a nada: articulações entre o masoquismo, o feminino e a máscara . Psicologia USP, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 503-521, 2012. DOI: 10.1590/S0103-65642012005000009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/53516. Acesso em: 08/12/2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriela de Melo Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.