Deleuze e a desformatação da escola
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2016.113351Keywords:
Deleuze – Educação – Pensamento Ordinário – ConceitoAbstract
Este artigo trata de um assunto cada vez mais presente no debate acadêmico, quer na filosofia, falando-se sobre a obra de Deleuze, quer na pedagogia, que é a superação da padronização no ato do pensar. Há, na filosofia, criação de novos conceitos que são, per se, superadores dos modelos do pensamento ordinário, segundo Deleuze. Seguindo os passos desse original filósofo, buscamos propor uma nova imagem do pensamento a se usar na escola que, em vez da repetição, almeja chegar ao novo.
Downloads
References
BIANCO, G. Gilles Deleuze educador: Sobre a pedagogia do conceito. Tradução de Tomaz Tadeu. Educação & Realidade, vol. 27, no 2, jul./dez. 2002.
DELEUZE, G. Bergsonismo. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 1999.
DELEUZE, G. & GUATTARI, F. O que é a filosofia?. 3a ed. Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.
KANT, I. Lógica. 3a ed. Tradução de Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
MOSTAFA, S. P. & NOVA CRUZ, D. V. Para ler a filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Campinas: Editora Alínea, 2009.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Humanidades em diálogo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.