Deleuze e a desformatação da escola

Authors

  • Rogério de Souza Teza Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2016.113351

Keywords:

Deleuze – Educação – Pensamento Ordinário – Conceito

Abstract

Este artigo trata de um assunto cada vez mais presente no debate acadêmico, quer na filosofia, falando-se sobre a obra de Deleuze, quer na pedagogia, que é a superação da padronização no ato do pensar. Há, na filosofia, criação de novos conceitos que são, per se, superadores dos modelos do pensamento ordinário, segundo Deleuze. Seguindo os passos desse original filósofo, buscamos propor uma nova imagem do pensamento a se usar na escola que, em vez da repetição, almeja chegar ao novo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Rogério de Souza Teza, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo em 2015. Mestrando em Filosofia pela Universidade de São Paulo.

References

BIANCO, G. Gilles Deleuze educador: Sobre a pedagogia do conceito. Tradução de Tomaz Tadeu. Educação & Realidade, vol. 27, no 2, jul./dez. 2002.

DELEUZE, G. Bergsonismo. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 1999.

DELEUZE, G. & GUATTARI, F. O que é a filosofia?. 3a ed. Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.

KANT, I. Lógica. 3a ed. Tradução de Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

MOSTAFA, S. P. & NOVA CRUZ, D. V. Para ler a filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Campinas: Editora Alínea, 2009.

Published

2016-03-26

Issue

Section

Academia

How to Cite

Teza, R. de S. (2016). Deleuze e a desformatação da escola. Humanidades Em diálogo, 7, 221-227. https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2016.113351