Fontes para a história indígena do e antes do século XVI
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2019.154276Keywords:
Fontes para a história indígena, História indígena, Brasil colonialAbstract
O artigo buscou problematizar os tipos de fontes históricas utilizadas para a reconstrução da história dos povos indígenas do e antes do século XVI a partir de exemplos de dois referenciais que trabalham com a memória e com a arqueologia e a antropologia. Buscou-se, ainda, apresentar outros campos do conhecimento, principalmente o da arqueologia, com os quais a História necessita dialogar para encontrar uma solução para a problemática da construção de uma historiografia indígena do e antes do século XVI sob uma perspectiva menos europeizante e mais próxima da indígena. Ao final do artigo foram propostas quatro medidas que podem ser adotadas para tentar solucionar esta problemática.
Downloads
References
BÔAS, L. V. História, memória e representações sociais: por uma abordagem crítica e interdisciplinar. Cadernosde Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 156, p. 244-258, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/2vVohNV>. Acesso em: 20 jul. 2017.
DEAN, W. A ferro e fogo: a história e a devastação da mata atlântica brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
FERNANDES, F. A Função Social da Guerra na Sociedade Tupinambá. 2. ed. São Paulo: Edusp/Pioneira, 1970. (Coordenado por Maria Arminda Nascimento Arruda).
GODELIER, M. Les tribusdans l’histoire et faceaux États. Paris: CNRS Éditions, 2010.
__________. O conceito de tribo: crise de um conceito ou crise dos fundamentos empíricos da Antropologia? In: Horizontes da Antropologia. Lisboa: Edições 70, s/d, p.13-160.
HAMPATÉ BÁ, A. A tradição viva. In: KI-ZERBO, J. (Ed). Históriageralda ÁfricaI: metodologia e pré-história da África. 2. ed. Brasília: Unesco, 2010. p. 167-212. Disponível em: <https://bit.ly/2kl6Zqw>. Acesso em: 25 set. 2017.
GUIDON, N. As ocupações pré-históricas do Brasil (excetuando a Amazônia). In: História dos Índios no Brasil. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 115-132. CUNHA, M. C. (Org.).
OLIVEIRA, J. P. Uma etnologia dos “índios misturados”? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais. Mana, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 47-77, 1998. Disponível em: <https://bit.ly/2OQbaGe>. Acesso em: 20 jul. 2017.
ROBRAHN-GONZÁLEZ, E. M. Arqueologia em perspectiva: 150 anos de prática e reflexão no estudo do passado. Revista USP, São Paulo, n. 44, p. 10-31, dez. 1999. Disponível em: <https://bit.ly/2B6cVMQ>. Acesso em: 20 jul. 2017.
SÁ, C. P. Entre a história e a memória, o estudo psicossocial das memórias históricas. Cadernosde Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 156, p. 260-274, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/2vKTuTK>. Acesso em: 20 jul. 2017.
SOUSA, G. S. Tratado descritivo do Brasil em 1587. Brasília: Ministério da Educação. Versão digital da primeira edição lançada em 1851, organizada e revisada pelo historiador brasileiro Adolfo de Varnhagen. Disponível em: <https://bit.ly/2vPucUj>. Acesso em: 10 set. 2016.
UGARTE, A. S. Sertões de bárbaros: o mundo natural e as sociedades indígenas da Amazônia na visão dos cronistas ibéricos (séculos XVI-XVII). Manaus: Valer, 2009.
VASCONCELLOS, C. M.; CARNEIRO, C. G.; SILVA, M. A. Programa de mediação: estratégias educacionais para recepção de público no MAE/USP. São Paulo: USP, 2017. Projeto homologado para o Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação (PUB 2017/2018) da Universidade de São Paulo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Humanidades em diálogo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.