Certezas da Incerteza viva: O Pós-moderno, um começo

Authors

  • Eliakim Ferreira Oliveira Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2019.154279

Keywords:

Jameson, Habermas, Huyssen, Arte moderna, Arte pós-moderna, Crítica de arte

Abstract

O artigo busca tecer uma crítica às ideias segundo as quais, ou a arte pós-moderna marca certa experiência do “fim da arte” (Jameson), ou é mera “aporia da modernidade” (Habermas). Para isso, o autor indicou, por um lado, certas experiências artísticas daquilo que se convencionou como o início da pós-modernidade artística e analisou, por outro, obras expostas na 32a edição da Bienal de Arte de São Paulo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Eliakim Ferreira Oliveira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    É graduando em Filosofia pela Universidade de São Paulo.

References

BADIOU, A. Quinze teses sobre a arte contemporânea. LavraPalavra, 28 out. 2016. Disponível em: <https://bit.ly/2P2jC5m>. Acesso em: 2 nov. 2016.

BAUDRILLARD, J. O efeito Beaubourg. In: __________. A artedadesaparição. Rio de Janeiro: Editoria UFRJ, 1997. p. 156-177.

BENÉ Fonteles. 32ª Bienal de São Paulo: Incerteza viva, São Paulo, 2016. Disponível em: <https://bit.ly/2nElBjL>. Acesso em: 15 abr. 2017.

DE DUVE, T. Kant depois de Duchamp. Revista do Mestrado em História da Arte EBA, Rio de Janeiro, 2º semestre, p. 125-152, 1998.

FABBRINI, R. N. O fim das vanguardas: da modernidade à pós-modernidade. Cadernos de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unicamp, Campinas, v. 8, n. 2, p. 111-129, 2006.

__________. Arte relacional e regime estético: a cultura da atividade dos anos 1990. Revista Científica FAP, Curitiba, n. 5, p. 11-24, jan./jun. 2010.

FELIPE Mujica. 32ª Bienal de São Paulo: Incerteza viva, São Paulo, 2016. Disponível em: <https://bit.ly/2MNtDlm>. Acesso em: 15 abr. 2017.

HABERMAS, J. Arquitetura moderna e pós-moderna. Novos estudos CEBRAP, São Paulo, v. 2, n. 18, p. 115-124, 1987.

__________. Modernidade: um projeto inacabado. In: ARANTES, O. B. F.; ARANTES, P. E. Um pontocego noprojeto moderno: arquitetura e dimensão estética depois das vanguardas. São Paulo: Brasiliense, 1992. p. 99-123.

HUYSSEN, A. Mapeando o pós-moderno. In: DE HOLLANDA, H. B. (Org.). Pós-modernismos epolítica. Rio de Janeiro: Rocco, 1991. p. 15-80.

JAMESON, F. Pós-modernidade e sociedade de consumo. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, v. 2, n. 12, p. 16-26, 1985.

__________. Periodizando os anos 70. In: DE HOLLANDA, H. B. (Org.). Pós-modernismoepolítica. Rio de Janeiro: Rocco, 1991. p. 81-126.

__________. A culturadodinheiro: ensaios sobre a globalização. Petrópolis: Vozes, 2001.

__________. A viradacultural: reflexões sobre o pós-modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

KANT, I. Críticadafaculdadedojuízo. Rio de Janeiro: Forense Universitário, 1993.

KOSUTH, J. A arte depois da filosofia. In: FERREIRA, G.; COTRIM, C. (Orgs.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p. 210-234.

MARINETTI, F. T. O futurismo. In: TELES, G. M. Vanguardaeuropeiae modernismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1978. p. 83-88.

OPAVIVARÁ! 32ª Bienalde São Paulo: Incertezaviva, São Paulo, 2016. Disponível em: <https://bit.ly/2MpnpLA>. Acesso em: 15 abr. 2017.

PESSOA, F. Poemas de Álvaro de Campos: Obra poética IV. Porto Alegre: L&PM, 2010.

VALÉRY, P. O problema dos museus. Revista MAC, São Paulo, n. 2, p. 53-55, 1993.

Published

2019-02-02

Issue

Section

Academia

How to Cite

Oliveira, E. F. (2019). Certezas da Incerteza viva: O Pós-moderno, um começo. Humanidades Em diálogo, 9(1), 139-147. https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2019.154279