A mais bela alma

Autores/as

  • Guilherme Grané Diniz Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2014.106261

Palabras clave:

Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister – Goethe – Formação – Natalie – Shakespeare

Resumen

O trabalho busca mostrar através de um conceito de formação como Natalie é a personagem que mais se aproxima desse ideal dentro da obra Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Realiza-se essa tarefa mostrando primeiramente o surgimento e desenvolvimento desse conceito dentro da obra, contrapondo os aspectos internos e externos dessa formação pela contraposição entre arte e vida. Depois analisamos mais pormenorizadamente o papel do teatro, principalmente de Shakespeare, dentro do contexto do livro. Em ainda mais um passo, passamos a observar em detalhe a formação da interioridade do homem pela análise das “Confissões de uma bela alma”. Explanado o funcionamento da formação interior e exterior, resta extrairmos a conclusão sobre o porquê de Natalie ter melhor cumprido este roteiro.

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Biografía del autor/a

  • Guilherme Grané Diniz, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Graduando em Filosofia pela Universidade de São Paulo.

Referencias

GOETHE, Johann Wolfgang von. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. São Paulo: Editora 34, 2009.

______; SCHILLER, Friedrich. Companheiros de viagem. São Paulo: Nova Alexandria, 1993.

MAZZARI, Marcus Vinicius. Labirintos da aprendizagem. São Paulo: Editora 34, 2010.

______. Romance de formação em perspectiva histórica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.

SHAKESPEARE, William. Hamlet. In: ______. The Complete Works of William Shakespeare. Oxford: Wordsworth, 2007.

Publicado

2014-11-08

Número

Sección

Academia