“Mais do que nunca é preciso cantar”: o papel dos musicais do Grupo Opinião na construção da resistência democrática (1964-1966)

Autores/as

  • Mariana Rodrigues Rosell Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2014.106269

Palabras clave:

Grupo Opinião – Teatro Brasileiro – Regime Militar – Resistência Cultural

Resumen

Este artigo pretende refletir sobre a importância que os espetáculos musicais do Grupo Opinião tiveram no processo de construção da resistência democrática ao regime militar brasileiro, vigente após o golpe civil-militar de 1964. A política aliancista de resistência esteve na base do projeto estético e ideológico de um dos principais nomes da resistência cultural ao regime militar brasileiro, o Grupo Opinião, e se manifestou já em seus primeiros espetáculos: Opinião (1964) e Liberdade, liberdade (1965). Ambos formularam uma espécie de modelo para a resistência pautada pelo frentismo cultural e são bons exemplos das características que nortearam a atuação de grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Oduvaldo Vianna Filho e Paulo Pontes, que estiveram no Opinião desde sua fundação até o primeiro racha interno do grupo, em 1967.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Mariana Rodrigues Rosell, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Graduanda em História pela Universidade de São Paulo.

Referencias

BADER, Wolfgang (Org.). Brecht no Brasil: experiências e influências. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

BETTI, Maria Silvia. O teatro de resistência. In: FARIA, João Roberto (Org.). História do teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 2013, v. II.

BOAL, Augusto. Hamlet e o filho do padeiro: memórias imaginadas. Rio de Janeiro: Record, 2000.

COSTA, Armando; PONTES, Paulo; VIANNA FILHO, Oduvaldo. Opinião: texto completo do “Show”. Rio de Janeiro: Edições do Val, 1965.

CRAVO ALBIN, Ricardo. O livro de ouro da MPB: a história de nossa música popular de sua origem até hoje. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.

DINIZ, André. Almanaque do samba: a história do samba, o que ouvir, o que ler, onde curtir. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de teatro. Disponível em: www.itaucultural.org.br/teatro/. Acesso em: 23 fev. 2014.

FARIA, João Roberto (Org.). História do teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 2013, v. II.

GARCIA, Miliandre. Teatro e resistência cultural: o Grupo Opinião. Temáticas, Campinas, n. 37/38, ano 19, 2011.

GUINSBURG, Jacó; FARIA, João Roberto; LIMA, Mariângela Alves de (Org.). Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva/Sesc, 2009.

HOLLANDA, Heloisa Buarque de; GONÇALVES, Marcos Augusto. Cultura e participação nos anos 60. São Paulo: Brasiliense, 1982.

KÜHNER, Maria Helena; ROCHA, Helena. Opinião: para ter opinião. Rio de Janeiro: Relume Dumará/Secretaria das Culturas do Rio de Janeiro, 2001.

MOSTAÇO, Edélcio. Teatro e política: Arena, Oficina, Opinião. Uma interpretação da cultura de esquerda. São Paulo: Proposta, 1982.

NAPOLITANO, Marcos. Coração civil: arte, resistência e lutas culturais durante o regime militar. Dissertação (Livre-Docência em História do Brasil Independente). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

______. “Seguindo a canção”: engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-1969). São Paulo: Annablume/FAPESP, 2001.

NEVES, João das. Ciclo de palestras sobre o teatro brasileiro. Rio de Janeiro: Inacen, 1987. v. 5.

PARANHOS, Kátia (Org.). História, teatro e política. São Paulo: Boitempo, 2012.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Trad. de Jacó Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2011.

RANGEL, Flávio; FERNANDES, Millôr. Liberdade liberdade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.

ROSELL, Mariana. “Mas, afinal, o que é liberdade?”: o espetáculo Liberdade liberdade (1965) e a resistência cultural ao regime militar. Cadernos de Clio, Curitiba, n. 4, 2013, pp. 231-54.

SCHWARZ, Roberto. Cultura e política: 1964-1969. In: ______. O pai de família e outros estudos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

Publicado

2014-11-08

Número

Sección

Academia

Cómo citar

Rosell, M. R. (2014). “Mais do que nunca é preciso cantar”: o papel dos musicais do Grupo Opinião na construção da resistência democrática (1964-1966). Humanidades Em diálogo, 6, 191-207. https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2014.106269