A imagem dos deuses: devoção e martírio na Revolução Francesa – Um ensaio sobre o romance Os deuses têm sede, de Anatole France

Autores/as

  • Lilian Ciarântola Walker Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2016.113349

Palabras clave:

Revolução Francesa – Paixão Revolucionária – Anatole France – Deuses – Religião

Resumen

Este ensaio estabelece uma relação entre religião, arte e história dentro do contexto da Revolução Francesa e por meio de uma análise do romance histórico Os deuses têm sede, de Anatole France. O texto aborda aspectos da paixão revolucionária sob um viés religioso, traçando um paralelo entre a devoção aos princípios da nova República e o culto a uma divindade. A maneira como France enxergava acontecimentos históricos, tais como a morte de Marat, as festas revolucionárias, a aprovação da Lei de Prairial, entre outros, é refletida no perfil e na vida dos personagens que são analisados neste ensaio.

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Biografía del autor/a

  • Lilian Ciarântola Walker, Universidade Estadual de Campinas

    Graduanda em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2016-03-26

Número

Sección

Academia

Cómo citar

Walker, L. C. (2016). A imagem dos deuses: devoção e martírio na Revolução Francesa – Um ensaio sobre o romance Os deuses têm sede, de Anatole France. Humanidades Em diálogo, 7, 195-207. https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2016.113349