O direito social à educação: uma análise acerca das medidas alternativas para o ensino remoto no estado da Bahia

Autores/as

  • Jeiziane da Silva Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS / Bahia https://orcid.org/0000-0002-3410-2094
  • Maria Priscilla Almeida dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS / BA
  • Marilene Conceição Ferreira Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS / BA

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2024.205259

Palabras clave:

Educação como direito social, Ensino remoto, Pandemia, Escolas públicas, Estado da Bahia

Resumen

No ano de 2020, a propagação do vírus da COVID-19 resultou nas medidas de isolamento social e na suspensão de um ano letivo recém-iniciado. Diante do prolongamento do período pandêmico foram buscadas alternativas para que a educação seguisse como direito público e social. Nesse contexto, através da análise de documentos contidos no site oficial da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA), buscamos conhecer quais as medidas empregadas pelo órgão para o retorno às aulas no estado. Verificamos que foram disponibilizadas orientações pautadas nos protocolos preconizados pelos órgãos de saúde, bem como foram feitas adaptações para o ensino remoto, mas em contraste à realidade socioeconômica da população, este não garantiu acesso e permanência, ficando o direito à educação comprometido, apesar do cenário de emergência sanitária.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Jeiziane da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS / Bahia

    Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS / BA

  • Maria Priscilla Almeida dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS / BA

    Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS / BA

  • Marilene Conceição Ferreira, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS / BA

    Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS / BA

Referencias

AGÊNCIA BRASIL. Pesquisa aponta falta de equipamento como dificuldade no ensino remoto. 2021. Disponível em: https://google.com/amp/s/agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2021-08/pesquisa-aponta-falta-de-equipamento-como-dificuldade-no-ensino-remoto%3famp. Acesso em: 18 nov. 2021.

ARAUJO, Stephane Silva de; LEITE, Maria Cecilia Lorea. A defesa pela “liberdade de escolha” fortalecendo uma rede empresarial: o homeschooling brasileiro. Práxis educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2014819, p. 1-20, 2020.

BAHIA. Governo do Estado. Secretaria da Educação. Fase Híbrida Educação Especial. 2021a. Disponível em: https://escolas.educacao.ba.gov.br/fasehibrida. Acesso em: 09 nov. 2021.

BAHIA. Governo do Estado. Secretaria da Educação. Guia da Fase Híbrida Estudantes e Familiares. 2021b. Disponível em: https://escolas.educacao.ba.gov.br/fasehibrida. Acesso em: 07 nov. 2021.

BAHIA. Governo do Estado. Secretaria da Educação. Guia da Fase Híbrida Professores (as). 2021c. Disponível em: https://escolas.educacao.ba.gov.br/fasehibrida. Acesso em: 09 nov. 2021.

BAHIA. Governo do Estado. Guia do Estudante e da Família. Início do ano letivo 2020/2021 Rede estadual de educação – Bahia. 2021d. Disponível em: http://escolas.educacao.gov.br/noticias/sec-lanca-guia-do-estudante-e-da-familia-com-orientacoes-sobre-o-ensino-remoto. Acesso em: 09 nov. 2021.

BAHIA. Governo do Estado. Secretaria da Educação. Guia dos Gestores e Funcionários na Fase Híbrida. 2021e. Disponível em: https://escolas.educacao.ba.gov.br/fasehibrida. Acesso em: 09 nov. 2021.

BAHIA. Governo do Estado. Secretaria da Educação. Orientações Para Fase Híbrida. 2021f. Disponível em: https://escolas.educacao.ba.gov.br/fasehibrida. Acesso em: 08 nov. 2021.

BAHIA. Governo do Estado. Secretaria da Educação. Protocolo de Biossegurança da Fase Híbrida. Roteiro de formação. 2021g. Disponível em: https://escolas.educacao.ba.gov.br/fasehibrida. Acesso em: 08 nov. 2021.

BAHIA. Secretaria da Educação. Protocolo de Retorno às Aulas das Modalidades da Educação. 2021h Disponível em: http://www.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/private/midiateca/documentos/2021/protocoloderetornoasaulaseducacaoespecial_0.pdf&ved=2ahUKEwiBv_jXj6_0AhV0qpUCHacNATsQFnoECAMQAQ&usg=AOvVaw1I8HVlwhk5tZGQ5UcmK2ho. Acesso em: 07 nov. 2021.

BECSI, Alexandre Thiesen. Pandemia e o direito à educação: uma análise acerca dos impactos da pandemia de Covid-19 e dos desafios impostos aos gestores públicos na área de educação no Brasil. Tese (Trabalho de Conclusão de Curso) – Universidade Federal de Santa Catarina. 93f. 2021. Florianópolis, 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal/Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Brasília, DF: Senado Federal, 2016.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB. Lei nº 9394. Brasília: Senado Federal, 1996.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Trad. Ana Cristina Nasser. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

COSTA, Simone da Silva. Pandemia e desemprego no Brasil. Rev. adm. pública, v. 54, n. 4, jul./ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-761220200170.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica como direito. Cadernos de Pesquisa [online], maio/ago. 2008, v. 38, n. 134, p. 293-303. ISSN 0100-1574.

G1 BAHIA. IBGE aponta BA como estado brasileiro com maior nº absoluto de pessoas extremamente pobres. 2020a. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/g1/globo.com/google/amp/ba/bahia/noticia/2020/11/12/ibge-aponta-que-ba-e-o-estado-brasileiro-com-maior-no-absoluto-de-pessoas-extremamente-pobres.ghtml. Acesso em: 18 nov. 2021.

G1 BAHIA. Primeiras horas com redução de 50% na frota de ônibus em Salvador são marcadas por filas e lotação nos coletivos. 2020b. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/g1.com/google/amp/ba/bahia/noticia/2020/03/23/primeiras-horas-com-reducao-de-50percent-na-frota-de-onibus-em-salvador-sao-marcadas-por-filas-e-lotacaonos-coletivos.ghtml. Acesso em: 23 nov. 2021.

MAGALHÃES, Rodrigo Cesar da Silva. Pandemia de covid-19, ensino e a potencialização das desigualdades educacionais. Hist. Cienc. Saúde - Manguinhos, jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702021005000012. Acesso em: 17 nov. 2021.

MELLO, Rafael Reis Pereira Bandeira de et al. Desafios no acesso à água potável e saneamento básico no Brasil e o controle da covid-19. Rev. Augustus, v. 25, n. 51, p. 281-293, jul./out. 2020.

O GLOBO. Frota reduzida amplia riscos na pandemia para quem depende do transporte público. 2021. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/oglobo.globo.com/politica/frota-reduzida-amplia-riscos-na-pandemia-para-quem-depende-do-transporte-publico-24999509%3fversao=amp. Acesso em: 23 nov. 2021.

SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. ANDES-SN, p. 36-49, jan. 2021.

SILVA, Joriele Nayara Dantas; SILVERIO, Joseneuma Leite; VIEIRA, Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva. Desafios pedagógicos no atendimento educacional especializado (AEE): relatos de mães e professoras sobre o ensino remoto. In: VI Seminário Nacional de Educação Especial/XVII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva. v. 3, n. 3, 2020.

SILVA FILHO, Olívio José; GOMES JUNIOR, Newton Narciso. O amanhã vai à mesa: abastecimento alimentar e COVID-19. Cad. saúde pública, v. 36, n. 5, jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00095220.

Publicado

2024-11-06

Número

Sección

Academia

Cómo citar

Oliveira, J. da S., Santos, M. P. A. dos ., & Ferreira, M. C. (2024). O direito social à educação: uma análise acerca das medidas alternativas para o ensino remoto no estado da Bahia. Humanidades Em diálogo, 13, 235-244. https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2024.205259