O Cinema em Gilles Deleuze: apontamentos sobre a imagem-movimento

Autores

  • Ana Luísa Coutinho Fialho Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2021.159235

Palavras-chave:

Cinema, Deleuze, Bergson, Imagem-movimento

Resumo

Em Cinema 1 – A Imagem-Movimento (1983), Deleuze constrói conceitos que tratam dos elementos fundamentais de sua filosofia a respeito do cinema, tendo como ponto de partida a análise bergsoniana do movimento, em A Evolução Criadora (1907), e da imagem, em Matéria e Memória (1896) . Bergson, que conviveu com o cinema em seus primórdios (final do séc. XIX e início do séc. XX), faz menção a ele com uma concepção muito avessa àquela que a filosofia deleuziana viria a ter — apesar disso, sua crítica à maneira pela qual construímos nossa noção de movimento acaba conectando-se diretamente ao cinema pós-montagem, fertilizando um solo riquíssimo de análises filosóficas acerca do cinema, que Deleuze aproveitou para a elaboração de suas obras sobre o tema. O objetivo desse artigo é fortalecer a ponte entre a metafísica bergsoniana e a filosofia do cinema de Deleuze no sentido de entender a maneira particular pela qual Deleuze apropria-se de conceitos metafísicos de Bergson. Para isso, utilizamos análise estrutural dos textos mencionados, comparando-os. No final desse processo pudemos observar as relações de sentido entre conceitos bergsonianos e os planos cinematográficos analisados por Deleuze.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Luísa Coutinho Fialho, Universidade Federal do ABC

    Bacharela em Filosofia pela Universidade Federal do ABC.

Referências

BERGSON, H. Cartas, conferências e outros escritos. Tradução de Franklin Leopoldo e Silva, 1° edição. São Paulo: Editora Abril Cultural, 1974. (Coleção Os pensadores)

BERGSON, H. Matéria e Memória. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BERGSON, H A Evolução Criadora. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BERGSON, H. O Pensamento e o Movente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

DELEUZE, G. Cinema 1: A Imagem-Movimento. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

DELEUZE, G. Cinema 2: A Imagem-Tempo. São Paulo: Editora Brasiliense, 2005.

DELEUZE, G. Bergsonismo. São Paulo: Editora 34, 2012.

LA SALVIA, A. L. As relações entre imagens: um estudo dos conceitos do Cinema para Gilles Deleuze. Editora Livros Ilimitados, 2012.

MACHADO, R. Deleuze, a arte e a filosofia. Editora Zahar, Rio de Janeiro, 2009.

Downloads

Publicado

14-04-2021

Edição

Seção

Academia

Como Citar

Fialho, A. L. C. (2021). O Cinema em Gilles Deleuze: apontamentos sobre a imagem-movimento. Humanidades Em diálogo, 10, 41-55. https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2021.159235