Gestão da informação e gestão do conhecimento: uma análise dos trabalhos científicos indexados na Brapci
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v13i2p107-123Palavras-chave:
estudos métricos, produção científica, gestão da informação, Gestão do conhecimento, BrapciResumo
O objetivo do trabalho é conhecer o estado da arte brasileira sobre gestão da informação e gestão do conhecimento, uma vez que se constituem em temáticas significativas para o campo da Ciência da Informação. Nesse intuito, analisou-se os trabalhos científicos sobre gestão da informação e gestão do conhecimento publicados em periódicos e indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), no período de 1972-2020. Como procedimento inicial da pesquisa, realizou-se um levantamento dos trabalhos científicos no período em estudo, indexados na Brapci. Para a análise dos principais enfoques temáticos presentes nos trabalhos científicos publicados, utilizou-se o método análise de conteúdo, mais especificamente a técnica análise categorial, cujas categorias foram estabelecidas a posteriori. Observou-se que os subtemas mais recorrentes foram: captação/construção/compartilhamento/retenção (processos realizados em distintos ambientes; inteligência competitiva/inteligência organizacional (gestão estratégica). De acordo com os dados sistematizados referentes à elite de pesquisa, destaca-se que esse conjunto de pesquisadores foram responsáveis em publicar, considerando as coautorias, um total de 40,1% dos trabalhos científicos. Vale destacar que os instrumentos para avaliar determinado objeto de estudo tem como objetivo socializar o conhecimento científico. Os resultados obtidos indicam que esses autores possuem uma significativa visibilidade junto ao campo científico em estudo.
Downloads
Referências
ALVES, B. H. Sociologia de Pierre Bourdieu e os pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq em Ciência da Informação. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2018.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1997. 226 p.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E
TECNOLÓGICO [CNPq]. Bolsas individuais no país. 2015. Disponível: http://memoria.cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/100343. Acesso em: 3 nov. 2021.
DIAS, M. M. K.; BELLUZZO, R. C. B. Gestão da informação em ciência e tecnologia sob a ótica do cliente. Bauru: EDUSC, 2003.
URBIZAGÁSTEGUI ALVARADO, R. Elitismo na literatura sobre a produtividade dos autores. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 2, p. 69-79, maio/ago. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/SnpLqRVBYHYnrHPjVvpRxNv/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 3 dez. 2021.
VALENTIM, M. L. P. Gestão da informação e gestão do conhecimento em ambientes
organizacionais: conceitos e compreensões. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/119521 . Acesso em: 3 nov. 2021.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.