Competência informacional na perspectiva da análise do discurso: interseções teóricas e metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v13i2p69-87

Palavras-chave:

competência em informação, análise do discurso francesa, Ciência da informação, produção científica, Foucault

Resumo

Como processo de aprendizagem permanente, a competência em informação envolve um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que permitem que as pessoas saibam lidar com a complexidade do ambiente digital, caracterizado pela disponibilização de grandes quantidades de informação. Como campo de estudo, tem incorporado várias abordagens teóricas e metodológicas que favorecem o entendimento das suas dimensões multifacetadas. Esta pesquisa visa analisar a produção científica nacional e internacional da competência em informação com enfoque na Análise do Discurso de matriz francesa. O processo de coleta de dados foi realizado em duas bases de dados brasileiras, nomeadamente: Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e três internacionais (LISA, SCOPUS e Web of Science), utilizando as interfaces de busca avançada disponibilizadas por essas bases de dados. Os resultados revelaram a inexistência de pesquisas sobre competência em informação com enfoque na Análise do Discurso na Ciência da Informação brasileira. No contexto internacional observou-se a integração incipiente dessa abordagem de pesquisa, considerando a quantidade reduzida de estudos recuperados e o número restrito de autores envolvidos nesse domínio. Verificou-se, ainda, a ausência de uma elite de pesquisa, visto que existe dispersão de autores envolvidos nesse campo de estudos. Conclui-se que são necessários novos estudos que permitam estabelecer aproximações teóricas e metodológicas entre as dimensões da análise do discurso de matriz francesa com a competência em informação.

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Biografia do Autor

  • Ilídio Lobato Ernesto Manhique, Escola Superior de Jornalismo

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Marília, Brasil; Professor da Escola Superior de Jornalismo, Maputo, Moçambique.

  • Larissa de Mello Lima , Universidade Estadual Paulista

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Marília, Brasil.

  • Mirelys Puerta-Díaz, Universidade Estadual Paulista

    Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Marília, Brasil; Professora Assistente de la Universidad de La Habana, Cuba.

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Publicado

2022-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MANHIQUE, Ilídio Lobato Ernesto; LIMA , Larissa de Mello; PUERTA-DÍAZ, Mirelys. Competência informacional na perspectiva da análise do discurso: interseções teóricas e metodológicas. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 13, n. 2, p. 69–87, 2022. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v13i2p69-87. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/195409.. Acesso em: 23 nov. 2024.