Elementos para uma política de estudo de usuários atendidos pela gestão da informação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.incid.2025.209914Palavras-chave:
Estudos de usuários, Centralidade do cliente, Gestão da informação, PlanejamentoResumo
A informação tem sido consensualmente reconhecida como um dos recursos chave na rotina das organizações. Neste contexto, as ações e iniciativas são realizadas para o atendimento das necessidades dos usuários/clientes. Com base nesta abordagem, o presente estudo tem como objetivo apresentar elementos para uma política de estudos de usuários voltada à gestão da informação, delimitando a ênfase para as etapas de identificação das necessidades e planejamento das ações. Estas etapas estão diretamente relacionadas ao potencial sucesso seja da atuação pelas unidades de informação ou no alcance das vantagens competitivas pelas organizações com fins lucrativos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. Realizou-se um levantamento baseado nas boas práticas de estudo de usuários, um dos pilares do gerenciamento de unidades de informação e documentação é um procedimento que deve ser deflagrado de acordo com uma periodicidade definida pelo corpo gerencial responsável pelas unidades. Os elementos apresentados no estudo poderão aprimorar as ações de mediação e gestão da informação entre os usuários/clientes das unidades de informação, já que o núcleo da estratégia de atendimento das demandas informacionais dos usuários é a atenção voltada ao usuário/cliente por meio da oferta de produtos e serviços com valor agregado.
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