Elementos para uma política de estudo de usuários atendidos pela gestão da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.incid.2025.209914

Palavras-chave:

Estudos de usuários, Centralidade do cliente, Gestão da informação, Planejamento

Resumo

A informação tem sido consensualmente reconhecida como um dos recursos chave na rotina das organizações. Neste contexto, as ações e iniciativas são realizadas para o atendimento das necessidades dos usuários/clientes. Com base nesta abordagem, o presente estudo tem como objetivo apresentar elementos para uma política de estudos de usuários voltada à gestão da informação, delimitando a ênfase para as etapas de identificação das necessidades e planejamento das ações. Estas etapas estão diretamente relacionadas ao potencial sucesso seja da atuação pelas unidades de informação ou no alcance das vantagens competitivas pelas organizações com fins lucrativos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. Realizou-se um levantamento baseado nas boas práticas de estudo de usuários, um dos pilares do gerenciamento de unidades de informação e documentação é um procedimento que deve ser deflagrado de acordo com uma periodicidade definida pelo corpo gerencial responsável pelas unidades. Os elementos apresentados no estudo poderão aprimorar as ações de mediação e gestão da informação entre os usuários/clientes das unidades de informação, já que o núcleo da estratégia de atendimento das demandas informacionais dos usuários é a atenção voltada ao usuário/cliente por meio da oferta de produtos e serviços com valor agregado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rogério Henrique de Araújo Júnior, Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Professor da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília.

  • Ana Clara Cândido, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutora em Avaliação de Tecnologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal; Professora Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, SC, Brasil. 

Referências

ALENCAR, Thayane Morais de; ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de. Estudo das necessidades informacionais dos usuários de sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos como subsídio para o planejamento estratégico. Ágora: Arquivologia em debate, v. 32, n. 64, p. 01-24, jan./jun. 2022.

ARAÚJO, C. A. Á. Um mapa dos estudos de usuários da informação no Brasil. Em Questão, v. 15, n. 1, p. 11-26, 2009.

ARAÚJO JÚNIOR. Rogério Henrique de. Uso da técnica Swot em unidades arquivísticas: subsídios para o planejamento estratégico. In: 6º Congresso de Arquivologia do Mercosul, Campos do Jordão, 17 a 20 de outubro de 2005. Anais. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/1003/1/EVENTO_PlanejamentoUnidadeArquivistica.pdf. Acesso em 07 abr. 2022.

ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.

BRASIL. Lei N° 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art.5, no inciso II do § 3 do art. 37e no § 2 do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, dez. 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12527.htm. Acesso em: 07 abr. 2022.

CHESBROUGH, H. Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology. Boston: Harvard Business School Press, 2003.

CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003

COSTA, Luciana Ferreira da., RAMALHO, Francisca Arruda. Novas perspectivas dos estudos de satisfação de usuários. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 15, n. 30, p.57-73, 2010.

CUNHA, Murilo Bastos da; AMARAL, Sueli Angélica do; DANTAS, Edmundo Brandão. Manual de estudo de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2015.

FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994.

JU, P.H., WEI, H.L., TSAI, C.C. Model of post-implementation user participation within ERP advise network. Asia PacificManagement Review, v. 21, n. 2, p. 92-101, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.apmrv.2015.11.001 Acesso em: 03 jun 2022.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. The balanced scorecard – measures that drive

performance. Harvard Business Review, Jan/Fev 1992.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Using the Balanced Scorecard as a Strategic

Management System. Harvard Business Review, Jan/Fev 1996.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

LE COADIC, Y.F. A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2003.

LUCAS, E. R. O.; SOUZA, N. A. Disseminação seletiva da informação em bibliotecas universitárias sob o prisma do customer relationship managment.. Informação & Informação, v. 12, n. 1, p. 93-109, 2007. DOI: 10.5433/1981-8920.2007v12n1p93 Acesso em: 03 jun. 2022.

O’BRIEN, James A. Introduction to information systems. 9. ed. New York: Irwin McGraw-Hill, 2000.

VIOLA, H. H. G.; JULIANI, J. P.; SILVA, M. C.; TOBIAS, M. S. Gestão de relacionamento com os interagentes: protótipo de um sistema de crm para bibliotecas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 16, p. 1-22, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/134843. Acesso em: 03 jun. 2022

Downloads

Publicado

2025-05-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de; CÂNDIDO, Ana Clara. Elementos para uma política de estudo de usuários atendidos pela gestão da informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 16, p. e-209914, 2025. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.incid.2025.209914. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/209914.. Acesso em: 24 dez. 2025.