Os docentes da área de Ciência da Informação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.incid.2025.220604Palavras-chave:
Ciência da Informação, Docentes do Ensino Superior, Formação Acadêmica, Desafios na Educação, Prática PedagógicaResumo
A Ciência da Informação experimenta notável expansão no Brasil nas últimas décadas, marcada pela criação e oferta crescente de cursos de graduação e pós-graduação. No entanto, essa expansão nem sempre acompanha processos e formação adequada dos professores do ensino superior. Além de dedicar-se ao ensino, esses profissionais precisam lidar com atividades de pesquisa, extensão e administração em suas instituições. É relevante observar que grande parte da formação desses professores se centra no conhecimento técnico-teórico de suas respectivas áreas. Este estudo objetiva caracterizar o perfil dos docentes da área de Ciência da Informação no Brasil, considerando sua formação e atuação profissional. Para isso, foi realizado um censo inédito utilizando um questionário estruturado em cinco eixos: dados censitários, informações pessoais, formação, formação continuada e atividades profissionais. O questionário obteve 164 respostas, representando cerca de 18% dos 901 docentes identificados. Os resultados indicam que a maioria dos respondentes é do gênero feminino, tem doutorado, e atua em instituições públicas de ensino superior. Os docentes relatam envolvimento com ensino de graduação, e 42,7% deles atuam em cursos de doutorado. Pouco mais da metade dos respondentes indicou experiência de ensino em outras áreas, e 65,3% deles atua na docência há pelo menos 14 anos. Além disso, os docentes destacam desafios relacionados à inclusão de pessoas com deficiência, falta de recursos físicos adequados e sobrecarga de trabalho devido às múltiplas atividades que desempenham. A pesquisa constitui uma iniciativa pioneira para mapear o perfil do docente na área de Ciência da Informação e fornece subsídios iniciais para futuras ações voltadas à qualificação da prática pedagógica desses profissionais.
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