Integração das Categorias de Informação de Peter van Mensch com o CDWA: uma abordagem tridimensional para a Documentação Museológica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.incid.2025.227023Palavras-chave:
Documentação Museológica, Peter van Mensch, CDWA, metadados, museologiaResumo
Introdução: A digitalização dos acervos museológicos brasileiros e a adoção de padrões estruturados de dados se torna essencial para a atualização da documentação museológica no contexto da cultura digital. A concepção de objetos de museu sob a ótica de Peter van Mensch proporciona uma base para uma documentação tridimensional que captura as propriedades físicas, funcionais e contextuais dos objetos culturais. Objetivos: Explorar a concepção de objetos de museu segundo Mensch e realizar um mapeamento comparativo entre a Estrutura Informativa do Objeto de Mensch e as categorias de descrição do Categories for the Description of Works of Art, visando identificar e integrar suas propriedades. Metodologia: A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão narrativa de estudos sobre as Categorias de Informação de Mensch e o CDWA, associada a uma análise documental detalhada das diretrizes deste padrão de metadados e dos trabalhos de Mensch. O mapeamento das categorias foi conduzido em três etapas principais: (i) identificação das categorias de Mensch e do CDWA, (ii) análise comparativa baseada em critérios de equivalência semântica, abrangência e aplicabilidade prática, e (iii) integração das categorias, destacando lacunas e pontos de convergência. Resultados: A análise comparativa evidenciou que as categorias essenciais (Core) do CDWA são insuficientes para capturar a complexidade dos objetos museológicos conforme delineado por Mensch. Foram identificadas lacunas em dimensões contextuais e funcionais, indicando a necessidade de revisão e expansão das categorias Core para incluir elementos das identidades de Mensch, o que proporcionaria uma documentação mais detalhada e adequada às demandas contemporâneas. Conclusão: A integração das identidades de Mensch no CDWA contribui para uma prática museológica mais integrada, favorecendo tanto a recuperação de informações quanto a valorização cultural dos objetos. Essa abordagem fortalece a documentação museológica, ampliando sua abrangência e alinhando-a às necessidades práticas e teóricas das instituições museológicas.
Downloads
Referências
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Metadata for art research materials. 1999. Disponível em: https://www.ala.org/ala/alcts/divisiongroups/ig/nrm/metadataartmaterials.htm. Acesso em: 02 jul. 2024.
BACA, Murtha (Ed.). Introduction to art image access: issues, tools, standards, and strategies. Getty Publications, 2002. Disponível em: https://www.getty.edu/publications/resources/virtuallibrary/0892366664.pdf. Acesso em: 02 jul. 2024.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos equipamentos culturais brasileiros: TIC cultura 2020. São Paulo, 2020. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20210616181537/tic_cultura_2020_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 02 jul. 2024.
FERREZ, Helena Dodd. Documentação museológica: teoria para uma boa prática. In: FÓRUM NORDESTINO DE MUSEU, 4., 1991, Recife. Trabalhos apresentados. Recife: IBPC: Fundação Joaquim Nabuco, 1991. Disponível em: https://www.academia.edu/31151406/Documenta%C3%A7%C3%A3o_Museol%C3%B3gica_Teoria_para_uma_Boa_Pr%C3%A1tica. Acesso em: 02 jul. 2024.
GETTY RESEARCH INSTITUTE. Categories for the description of works of art. Los Angeles: Getty Research Institute, 2022. Disponível em: https://www.getty.edu/research/publications/electronic_publications/cdwa/definitions.pdf. Acesso em: 02 jul. 2024.
GILLILAND, A. J. Setting the stage. In: BACA, Murtha (Ed.) Introduction to metadata. 3. ed. Los Angeles: Getty Research Institute, 2016. Disponível em: https://www.getty.edu/publications/intrometadata/setting-the-stage/. Acesso em: 02 jul. 2024.
HARPRING, Patricia. Introduction to controlled vocabularies: terminology for art, architecture, and other cultural works. Getty Publications, 2013. Disponível em: https://www.getty.edu/research/publications/electronic_publications/intro_controlled_vocab/index.html. Acesso em: 02 jul. 2024.
JAMIL, G. L.; NEVES, J. T. R. A era da informação: considerações sobre o desenvolvimento das tecnologias da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23309. Acesso em: 02 jul. 2024.
LIMA, Fábio Rogério Batista. Metadados e a documentação em museus de artes. In: SEMINÁRIO DE PESQUISAS FESPSP, 9., 2020, São Paulo. Anais [...] São Paulo: FESPSP, 2020. Disponível em: https://www.fespsp.org.br/store/file_source/FESPSP/Documentos/Manuais/FESPSP%20GT%2013%20-%20F%C3%A1bio%20Rog%C3%A9rio%20Batista%20Lima.pdf. Acesso em: 02 jul. 2024.
LOPES, Renata Perim Albuquerque. O ambiente digital e a expografia: análise de conceitos para a exposição de acervos na internet. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 120-138, 2023. DOI: 10.12957/arcosdesign.2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/71309. Acesso em: 02 jul. 2024.
MENDEZ PETERSON, A. El objeto como portador de información. Gaceta de Museos, [S. l.], n. 23-24, p. 16–20, 2001. Disponível em: https://revistas.inah.gob.mx/index.php/gacetamuseos/article/view/14473. Acesso em: 02 jul. 2024.
MENSCH, Peter Van. El objeto como portador de datos. In: CUADERNOS de Museologia. Lima: Museo de Arte Popular, 1989, p. 53-62.
MENSCH, Peter Van. Methodological museology; or, towards a theory of museum practice. In: PEARCE, S. M. (org.). Objects of knowledge. London: Athlone Press, 1990. (New research in museum studies, v. 1). p. 141-157.
MENSCH, Peter van. Towards a methodology of museology. Tese (Doutorado) – Universidade de Zagreb, Zagreb, Croácia, 1992. Disponível em: https://vana.muuseum.ee/et/erialane_areng/museoloogiaalane_ki/ingliskeelne_kirjand/p_van_mensch_towar.html. Acesso em: 02 jul. 2024.
PANISSET, Ana M. A documentação como ferramenta de preservação: protocolos para documentação e gestão do acervo artístico da UFMG. 2017. 397 f. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, Belo Horizonte, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BC2GCX. Acesso em: 02 jul. 2024.
ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. v–vi, 2007. DOI: 10.1590/S0103-21002007000200001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000200001&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 2 jul. 2024.
SILVA, Andre Fabricio; PORPORA, Bruno Couto. O objeto do museu como documento. Mouseion, n. 39, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/view/8600. Acesso em: 02 jul. 2024.
SILVA, Camila Aparecida da. Esquema de metadados para descrição de obras de arte em museus brasileiros: uma proposta. 2020. Tese (Doutorado em Cultura e Informação) –Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-01032021-162722/. Acesso em: 02 jul. 2024.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Renata Cardozo Padilha, Elias Palminor Machado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.