Contribuições teóricas para o letramento informacional na perspectiva sociocultural
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.incid.2025.231702Palavras-chave:
Letramento informacional, Novos Estudos do Letramento, Prática DiscursivaResumo
Este artigo discute a abordagem sociocultural do letramento informacional, buscando uma apresentar uma outra perspectiva desse conceito para uma prática discursiva mais crítica e situada socialmente. Para isso, são exploradas as contribuições de pesquisadores de diversas áreas, que propõem uma visão ampliada e contextualizada do letramento. A pesquisa utiliza uma base teórica, por meio de levantamento bibliográfico de autores brasileiros e internacionais, que, a partir de uma perspectiva linguística, social e cultural, desenvolveram discussões relevantes sobre o letramento no contexto brasileiro. O estudo sugere que o letramento informacional deve ser entendido como uma prática discursiva, possibilitando uma análise mais precisa dos eventos de letramento, levando em consideração o uso e a apropriação da informação pelos sujeitos em seus respectivos espaços sociais. O artigo conclui que a perspectiva sociocultural do letramento informacional é fundamental para uma compreensão mais detalhada das práticas sociais e culturais dos indivíduos, permitindo uma observação mais precisa e contextualizada do uso da informação em diferentes contextos sociais.
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