Parâmetros teóricos para elaboração de instrumentos pragmáticos de representação e organização da informação na Web: considerações preliminares sobre uma possível proposta metodológica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v1i1p138-158Palavras-chave:
Representação da informação, Organização da informação, WebResumo
Muitos esforços têm sido feitos na busca de critérios conceituais e metodológicos para a sistematização de linguagens de interface para organização e recuperação de conteúdos em plataformas virtuais interativas. Neste sentido, um movimento desprovido de métodos universais a priori, se estabeleceu no cenário colaborativo da Web procurando indexar os conteúdos dinamicamente produzidos pelos usuários da rede: as folksonomias. Sob outra perspectiva existe, em ambientes sistematizados da informação, a validação e aplicação de vocabulários controlados como instrumentos de recuperação da informação. É no entroncamento destes dois caminhos que desenvolvemos esta pesquisa e iniciamos a discussão sobre uma proposta metodológica para construção de instrumento de recuperação da informação que considere na sua estrutura a linguagem cotidiana. O que se nomeia linguagem cotidiana aqui diz respeito a linguagem de busca (e ação) da informação e se difere, em certa medida, do conceito de linguagem natural enquanto linguagem que compõe textos. Selecionamos a CCS (Coordenadoria de Comunicação Social) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e o sistema desenvolvido por ela, o SACI (Sistema de Apoio de Comunicação Integrada) para análise do contexto de experimentação da metodologia proposta. Neste sistema selecionamos os clippings como produto informacional para análise das condições sobre a proposta de uma linguagem de indexação aberta. As iniciativas para constituição da referida proposta utilizam como parâmetro de aproximação e contradição as normas de Metodologia para construção de vocabulário controlado e Norma ANSI/ NISO Z39.19-2005. Outros projetos estão atrelados a esta pesquisa.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-07-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
Como Citar
GRACIOSO, Luciana de Souza. Parâmetros teóricos para elaboração de instrumentos pragmáticos de representação e organização da informação na Web: considerações preliminares sobre uma possível proposta metodológica. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 1, n. 1, p. 138–158, 2010. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v1i1p138-158. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/42310.. Acesso em: 30 dez. 2024.