UPBox e DataNotes: um ambiente de suporte à gestão colaborativa de dados científicos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v4i2p95-111Palavras-chave:
Gestão de dados de investigação, dados de investigação, web semântica, repositórios de dadosResumo
A ciência depende cada vez mais de dados e é reconhecida a dificuldade em armazenar, descrever e partilhar conjuntos de dados produzidos em ambiente de investigação. Em muitos casos, os conjuntos de dados de investigação apenas são sujeitos a processos de gestão após a publicação dos resultados da sua análise. Esta abordagem a posteriori funciona bem para recursos estáticos, como por exemplo as publicações, mas não resulta tão bem para recursos com contextos de produção dinâmicos, como é o caso dos conjuntos de dados. No caso destes tipo de recursos, o processo de gestão deverá começar no início das atividades de investigação, tornando-se uma parte integrante do próprio processo científico. Verifica-se neste momento que os repositórios de dados científicos dependem completamente dos curadores para efetuar a anotação dos conjuntos de dados. Para facilitar a preparação dos dados para o seu depósito, propomos um ambiente colaborativo de gestão de dados de investigação, desenhado para ajudar pequenas equipas de investigação a armazenar e descrever os seus conjuntos de dados, em preparação para o seu posterior depósito. É suportado por dois componentes integrados: o UPBox—uma “nuvem” privada desenhada para suportar o armazenamento dos ficheiros—e o DataNotes—uma solução “wiki” desenhada para os investigadores descreverem os seus ficheiros de forma colaborativa, construída sobre a Semantic MediaWiki. Os resultados preliminares de testes com utilizadores produziram respostas positivas às funcionalidades implementadas, o que permite concluir que estas respondem a necessidades reais dos investigadores
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.