Divulgação científica no Youtube: um estudo nos canais de universidades federais do nordeste brasileiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.incid.2024.214229

Palabras clave:

Comunicação, YouTube, Divulgação científica, Universidade, Brasil

Resumen

A universidade, enquanto produtora de conhecimento, desempenha um papel fundamental na divulgação científica, pois tem a capacidade de alcançar públicos mais amplos por meio da internet e de plataformas sociais, como o YouTube. Nesse sentido, este artigo pretende identificar e analisar iniciativas de divulgação científica nos canais do YouTube, das três universidades federais mais antigas da Região Nordeste do Brasil. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de caráter qualitativo e quantitativo. Para coleta dos dados, foi feito um levantamento nos sites das referidas universidades, além de uma pesquisa bibliográfica. A análise dos dados estatísticos nos canais foi feita com auxílio da ferramenta SocialBlade. Concluiu-se que, apesar dessas universidades apresentarem um considerável número de inscritos e de visualizações em seus canais, a maioria dos conteúdos de seus vídeos estão mais voltados para o público acadêmico, sendo necessário um maior direcionamento e ampliação dessas divulgações científicas para a comunidade em geral.

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Biografía del autor/a

  • Dayane dos Santos Farias, Universidade de Coimbra

    Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra, Portugal.

  • Maria Manuel Borges, Universidade de Coimbra

    Pós-Doutorado pela Universidad Carlos III de Madrid (UC3M) - Espanha.

    Doutora Letras, área de Ciências Documentais, na especialidade de Tecnologias da Informação pela Universidade de Coimbra (UC) - Portugal.

    Professora da Universidade de Coimbra (UC ) - Portugal.

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Publicado

2024-10-07

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

FARIAS, Dayane dos Santos; BORGES, Maria Manuel. Divulgação científica no Youtube: um estudo nos canais de universidades federais do nordeste brasileiro. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 15, n. 1, p. e-214229, 2024. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.incid.2024.214229. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/214229.. Acesso em: 26 dec. 2024.