Divulgação científica no Youtube: um estudo nos canais de universidades federais do nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.incid.2024.214229Palavras-chave:
Comunicação, YouTube, Divulgação científica, Universidade, BrasilResumo
A universidade, enquanto produtora de conhecimento, desempenha um papel fundamental na divulgação científica, pois tem a capacidade de alcançar públicos mais amplos por meio da internet e de plataformas sociais, como o YouTube. Nesse sentido, este artigo pretende identificar e analisar iniciativas de divulgação científica nos canais do YouTube, das três universidades federais mais antigas da Região Nordeste do Brasil. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de caráter qualitativo e quantitativo. Para coleta dos dados, foi feito um levantamento nos sites das referidas universidades, além de uma pesquisa bibliográfica. A análise dos dados estatísticos nos canais foi feita com auxílio da ferramenta SocialBlade. Concluiu-se que, apesar dessas universidades apresentarem um considerável número de inscritos e de visualizações em seus canais, a maioria dos conteúdos de seus vídeos estão mais voltados para o público acadêmico, sendo necessário um maior direcionamento e ampliação dessas divulgações científicas para a comunidade em geral.
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