Sobre a Revista

Foco e escopo

A revista Interfaces da Comunicação possui vínculos institucionais com o Grupo de Estudos em Novas Narrativas/GENN da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, e surge da necessidade de se ampliar o campo e a área de estudos sobre as novas percepções, criações e utilidades do conceito de narrativas. Dessa forma, a revista tem como missão agrupar, organizar e difundir conhecimento e reflexões sobre as narrativas na contemporaneidade, com ênfase nos campos da Comunicação Organizacional, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Cinema, Turismo, História, Ciências Sociais e Ciências da Informação, além da constante interface com os campos da História, Psicologia, Antropologia, Sociologia, Administração, Artes, Literaturas, Direito, Direitos Humanos, Políticas Públicas, Direito, Museologia, Arquitetura e Design.

Em suas edições, são aceitos trabalhos de pesquisadores especialistas, mestres e doutores interessados no tema e que tenham por objetivo ampliar a discussão sobre as novas formas de narrativa no lugar de fala comunicacional. Os textos devem seguir as seguintes categorias: artigos científicos, resenhas e entrevistas. O conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores e submetidos aos consultores ad hoc. Toda publicação dos trabalhos submetidos dependerá da sua apresentação dentro das normas editoriais e de pareceres favoráveis do Conselho Editorial da revista.

 

Objetivos

O objetivo da Revista Interfaces da Comunicação é ampliar a área de estudos sobre as novas percepções, criações e utilidades do conceito de narrativas; agrupar, organizar e difundir conhecimento e reflexões sobre as narrativas na contemporaneidade; e oferecer um olhar interdisciplinar e em constante troca com outras áreas do conhecimento humano.

 

Periodicidade

Publicação semestral em formato on-line.


Logradouro/Endereço
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Prédio 3 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-020

 

Política de acesso livre

Esta revista oferecerá acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona sua maior democratização mundial.

 

Política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou terceiros.

 

Arquivamento

A revista utilizará o Portal de Revistas da Universidade de São Paulo (USP), gerenciado pela ABCD - Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais - Sistema Integrado de Bibliotecas-, para criar um ambiente propício para o compartilhamento dos arquivos entre as bibliotecas participantes, permitindo a criação de registros permanentes da revista para preservação e restauração. 

A revista usa o Open Journal Systems (OJS 3.2.1.1), sistema de código livre gratuito desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License, para a administração e a publicação de suas edições.

 

Declaração de direito autoral

A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação do artigo submetido à Revista Interfaces da Comunicação, de forma pro bono, ou seja, sem pagamento ou permuta envolvidos, caso seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.

Os autores podem estabelecer, posteriormente, acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista, com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Interfaces da Comunicação.

Os autores seguem cientes de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas fontes e autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na íntegra ou em partes, para fins comerciais.

 

Direcionamento normativo

A revista atenderá a todas as normas técnicas exigidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), segundo as normas ABNT NBR 10520:2002 (Informação e documentação - Citações em documentos) e NBR 6023:2018 (Informação e documentação - Referência).

Assim, serão observadas as normas de editoração, de publicação de artigos, de referências bibliográficas, de citações e demais itens necessários à confecção e publicação de uma revista científica, além do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (decreto nº 6.583). 

Serão aceitos artigos científicos livres e temáticos, além de resenhas e entrevistas. As opiniões expressas nos artigos publicados são de responsabilidade de seus autores.

 

Normas para envio dos artigos científicos

A revista Interfaces da Comunicação aceita para avaliação e posterior publicação após aprovação os seguintes tipos de colaboração:

a) Artigo original: quando apresenta novos temas ou novas abordagens sobre a questão das narrativas;

b) Entrevistas; ou

c) Resenhas: quando apresenta resenha e comentários de obra recém-lançada pertinente ao foco da revista.

 

  • Artigos 

A revista aceita artigos científicos inéditos, escritos por doutores e mestres, mestrandos e especialistas. Mestrandos e especialistas podem submeter artigos somente em parcerias com doutores. O trabalho deve ter entre 30.000 a 40.000 caracteres com espaços; em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5 cm. Deve ser enviado resumo em português e em inglês, em Times New Roman, corpo 10, com até 250 palavras. Ele deve ser acompanhado por três a cinco palavras-chave em inglês e português. As eventuais notas de rodapé deverão ser parte do corpo do texto. Logo abaixo do título do trabalho, é necessário incluir o nome completo do autor e dos possíveis coautores, com uma nota contendo currículos de até 300 caracteres com espaço cada. Está à disposição dos autores um template contendo mais informações de formatação e que deve ser utilizado como base para o envio dos artigos científicos.

  • Resenhas

As resenhas deverão ser feitas em forma de trabalhos críticos sobre publicações recém-lançadas em português, inglês e espanhol. Espera-se que o autor-resenhista discuta e aprofunde a reflexão apresentada no trabalho avaliado. Nesta categoria, não há a restrição de titulação dos autores mencionada para artigos inéditos. O trabalho deve ter um título próprio, diferente do título do trabalho revisado, contendo a referência à citada obra. Deve conter de 3.000 a 12.000 caracteres com espaços em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5 cm. Deve ser enviado resumo em português e em inglês, em Times New Roman, corpo 10, com até 250 palavras. Está à disposição dos autores um template contendo mais informações de formatação e que deve ser utilizado como base para o envio das resenhas.

  • Entrevistas

As entrevistas devem ser aplicadas sobre textos inéditos em língua portuguesa que contribuam com reflexões relacionadas às novas narrativas. Deve ter até 30.000 caracteres com espaços, em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5 cm. Deve conter ainda breve biografia do entrevistado com até 10 linhas.

 

Idiomas

Serão recebidos textos em português, inglês e espanhol.

Título, resumo e palavras-chave de autores brasileiros devem vir em português e inglês.

Título, resumo e palavras-chave de autores de outros países devem vir no idioma original. A revista se responsabilizará por traduzir esses tópicos para o português.

 

Processo de submissão e avaliação de artigos

Diretrizes para autores

A Revista Interfaces da Comunicação aceita contribuições de professores e pesquisadores doutorandos, doutores, mestres em Comunicação e áreas afins. Trabalhos de mestrandos e especialistas serão avaliados, desde que submetidos em coautoria com doutores.

  • O texto em português, inglês ou espanhol deve ser inédito em revista brasileira. Se estiver sendo avaliado por outra revista, justificar em “Recomendação ao Editor”.
  • Os artigos devem ter entre 30.000 e 40.000 caracteres com espaços. Já as resenhas, até 12.500 caracteres com espaços.
  • O documento deve ser formatado em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento de 1,5 cm, seguindo normas da ABNT.
  • O resumo deve conter até 500 caracteres com espaços. Deve ser escrito em português e em inglês, digitado em fonte Times New Roman, corpo 10, seguido por três a cinco palavras-chave (também em fonte Times New Roman, corpo 10).
  • As ilustrações (quadros, figuras, fotos e demais elementos visuais julgados importantes para a compreensão dos textos) deverão ser enviadas em arquivos separados e claramente identificadas (ex: Figura 1, Figura 2, Quadro 1), indicando o texto e o local (espaço) onde devem ser inseridas. Sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência do texto, em algarismos arábicos, do respectivo título. A ilustração deve figurar o mais próximo possível do texto a que se refere. A fonte deve ser colocada imediatamente abaixo da tabela para indicar a autoridade dos dados e/ou informações da tabela, precedida da palavra “Fonte” e do sinal de dois pontos (“:”). Para citar vídeos, estes precisam estar disponíveis em plataformas digitais on-line.
  • As imagens digitais, gráficos e tabelas devem ficar no corpo do texto. Além disso, devem ser enviados como documentos suplementares em formato .jpg com resolução de 150 dpi.
  • O arquivo anexado deverá ser enviado em extensão .doc ou .docx. O tamanho limite é de 2MB.
  • Artigos assinados, imagens, áudios e/ou outras mídias enviadas são de responsabilidade do(s) autor(es).
  • As notas explicativas devem ser apresentadas no pé da página, em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento. As fontes de citações devem ser identificadas dentro do texto (fonte, ano e página da citação).
  • Referências bibliográficas devem ser incluídas ao final do texto seguindo as normas ABNT em vigor no momento da submissão.
  • A identificação de autoria do texto deve ser removida do corpo do texto e também do arquivo, acessando o menu “Propriedades” do Word, para que o critério de sigilo da revista seja preservado no processo de avaliação por pares (avaliação duplo cega).
  • Está à disposição dos autores um template contendo mais informações de formatação e que deve ser utilizado como base para o envio de artigos científicos, entrevistas e resenhas.

 

Submissão de trabalhos

Os trabalhos em formato eletrônico devem ser enviados dentro do prazo para chamada de trabalhos previsto no cronograma da Revista Interfaces da Comunicação por meio do portal da revista disponível em: https://www.revistas.usp.br/interfaces. O autor deve se cadastrar e preencher o formulário com seus dados. Ao final, é preciso selecionar a opção "Cadastrar como - Autor: Poder submeter à revista". Após concluir o cadastro, o sistema fornecerá instruções para a efetivação da transferência do trabalho. A Comissão Editorial poderá entrar em contato via e-mail a partir dos endereços eletrônicos cadastrados pelo(s) autor(es) e/ou coautor(es).

 

Submissões online

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Avaliação por pares

O parecer da Revista Interfaces da Comunicação será dado da seguinte forma: o conteúdo proposto será encaminhado a dois especialistas e pareceristas ad hoc, integrantes do Conselho Editorial, em formato de avaliação duplo cega. Se os pareceres forem opostos, será solicitada uma terceira opinião. O anonimato de autores e de pareceristas será mantido em todas as fases. O artigo poderá ter as seguintes apreciações:

a) recomendado para publicação;

b) recomendado para publicação mediante alterações; ou

c) rejeitado para publicação.

 

Critérios de avaliação

Os textos originais encaminhados para análise serão submetidos a dois membros do Conselho Editorial para emissão de parecer que avalie o artigo a partir de créditos de qualidade, metodologia e adequação aos objetivos e padrões estabelecidos nas regras da Revista Interfaces da Comunicação. Em caso de dois pareceres favoráveis, o texto está habilitado para publicação, assim como dois desfavoráveis o invalidam. Caso um parecer seja favorável e o outro, desfavorável, o texto será levado a uma terceira consulta. Os responsáveis pela avaliação serão designados pelo Comitê Editorial de acordo com a linha de pesquisa e o tema desenvolvido pelo autor. Todos os autores receberão informações detalhadas sobre o processo de avaliação de seu texto, que pode ser aceito, aceito com ressalvas (alterações ou complementações) ou recusado.