A função antidialógica. Condições de incongruência nos diálogos da poesia italiana do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i48p176-193

Palavras-chave:

Poesia italiana contemporânea, Diálogo, Atos de fala , Análise da Conversação, Análise do discurso

Resumo

A análise das trocas presentes nos livros de poesia italiana do século XX mostrou um recurso horizontal ao expediente do dialogismo em chave disfuncional e pragmaticamente patológica, entre comunicações gagas, interrompidas, conflitantes ou sem sentido; o diálogo, em outras palavras, não se manifesta como uma adesão íntima a uma comunicação consonantal e recíproca, mas se refere ao mau funcionamento da própria comunicação. Do Canti di Castelvecchio  (1903) de Giovanni Pascoli à Composita solvantur  (1994) de Franco Fortini, os episódios líricos que contêm interações verbais parecem originar-se e remeter a uma 'função antidialógica': proliferam as conversas patológicas, as falhas posicionais, as interações conflituosas, as falhas pragmáticas; os falantes tendem a interagir de forma disfuncional e deslógica, abundam mal-entendidos, silêncios e reticências, falta cooperação, como se os atores fossem construídos para não se comunicar. A presente contribuição visa, assim, a enquadrar a função antidialógica que acabamos de esboçar através da comparação entre algumas amostras textuais e os principais módulos de incongruência pragmática, introduzidos primeiro a partir de uma classificação dos atos de fala, depois através do aprofundamento de um poema paradigmático.

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Biografia do Autor

  • Giulia Martini, Università degli Studi di Siena

    Giulia Martini se formou em Literatura Italiana Contemporânea com uma tese sobre Pigre divinità e pigra sorte por Patrizia Cavalli. Atualmente é doutoranda em Filologia e Crítica na Universidade de Siena, em co-tutoria com a Université de Fribourg (Suíça), com um projeto dedicado às formas e funções de diálogo na poesia italiana do século XX. Seus interesses incluem a poesia italiana contemporânea, o gênero de antologias de poesia, a teoria do diálogo e a Commedia de Dante. Em 2018 publicou a coleção Coppie minime (Interno Poesia).  Também para Interno Poesia, é curadora da antologia Poeti Italiani Nati negli anni '80 e '90 (I vol. 2019, II vol. 2020; III vol. 2022).

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Publicado

21-04-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Martini, G. (2024). A função antidialógica. Condições de incongruência nos diálogos da poesia italiana do século XX. Revista De Italianística, 48, 176-193. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i48p176-193